O dorso é a região entre o pescoço e a região glútea. Ele contém a coluna vertebral (medula espinhal) e dois compartimentos de músculos do dorso: compartimentos extrínseco e intrínseco. As funções do dorso são várias, como abrigar e proteger a medula espinhal, manter o corpo e a cabeça eretos e ajustar os movimentos dos membros superiores e inferiores.
As articulações costovertebrais ancoram as costelas à caixa torácica, através de articulações entre cada costela e sua vértebra torácica adjacente.
Os músculos superficiais do dorso incluem os músculos suboccipitais, trapézio, latíssimo do dorso (grande dorsal), levantador da escápula, romboides e serrátil posterior.
Todas as fibras convergem superior e lateralmente e se inserem no sulco intertubercular do úmero. As funções do músculo latíssimo do dorso são estender o braço quando ele está flexionado; aduzir e rodar internamente o braço; e tracionar a cintura escapular posteriormente como um todo quando o úmero está fixo contra a escápula.
Posterior ou dorsal se refere àquilo que se localiza na superfície posterior, mais próximo do dorso. Já o termo Anterior ou ventral é utilizado para se referir a superfície anterior, frontal, frente.
O eretor da espinha é na verdade um grupo muscular formado por três colunas, localizadas de cada lado da coluna vertebral. De medial para lateral, os músculos do grupo eretor da espinha são:
O levantador da escápula é um músculo alongado que se estende entre as vértebras cervicais superiores e a escápula. Ele se origina nos processos transversos das vértebras C1 a C4, e se insere na margem medial da escápula.
A escápula, também conhecida como omoplata, é um osso achatado e triangular, localizado na parte superior das costas, que tem a função de estabilizar e auxiliar a movimentação dos ombros.
Os músculos intertransversários se estendem entre os processos transversos das vértebras adjacentes. Eles são mais desenvolvidos nos segmentos cervical e lombar da coluna vertebral, estando frequentemente ausentes no segmento torácico.
As vértebras são os constituintes estruturais da coluna. Existem 33 vértebras no total: sete vértebras cervicais no pescoço, doze vértebras torácicas no tórax e cinco vértebras lombares na região lombar. Cinco vértebras sacrais e 3-5 vértebras coccígeas estão fundidas no sacro e cóccix, respetivamente.
Os músculos das costas agem sobre essas articulações para produzir os movimentos da coluna. Os movimentos da coluna são: flexão, extensão, flexão lateral e rotação.
O latíssimo do dorso é o músculo mais largo do corpo humano, se estendendo por quase toda a superfície da região dorsal. Esse músculo possui quatro partes, com diferentes pontos de origem:
Os músculos do dorso, ou músculos dorsais, são um grupo de fortes músculos bilaterais que se encontram no aspecto posterior do tronco. Eles atuam movimentando a coluna vertebral, estabilizando o tronco e coordenando os movimentos do tronco e dos membros.
A coluna vertebral forma a principal estrutura do tronco. Suas funções são proteger a medula espinhal, ajudar na respiração, manter a postura ereta do corpo e transmitir o peso corporal. As curvaturas e flexibilidade geral da coluna vertebral permitem resiliência ao choque nos planos sagital e coronal, enquanto os discos intervertebrais possuem grande capacidade de absorver o choque no plano transversal. Os ossos e os músculos do dorso coordenam a posição da cabeça com os movimentos do corpo, evitando sua extensão ou flexão extremas.
A camada superficial contém os músculos esplênio cervical e esplênio da cabeça. Eles fazem a extensão e a rotação da cabeça e do pescoço. A camada intermediária contém os músculos eretores da espinha, que dentre suas múltiplas funções estão a extensão e flexão lateral da coluna, cabeça e pescoço. A camada profunda é formada pelos músculos intertransversários. Suas funções são a extensão, flexão lateral e rotação da cabeça e da coluna. Todos os músculos intrínsecos são supridos pelos ramos posteriores dos nervos espinhais.
Músculo Grande Dorsal É plano e amplo, tem formato triangular. Recobre a recobre a região lombar e posterior da parte inferior do tórax, correndo em direção ao úmero. Também é conhecido com latíssimo do dorso. Ação: Adução, extensão e rotação medial do braço.
Os músculos do dorso são anatomicamente divididos em uma camada superficial (extrínsecos) e uma camada profunda (intrínsecos). Os músculos extrínsecos do dorso estão localizados nas costas, mas agem produzindo movimentos nos ombros e ajudando na respiração. Os músculos intrínsecos do dorso são encontrados mais profundamente em relação aos extrínsecos, separados deles pela fáscia toracolombar. Eles agem exclusivamente nas articulações da coluna vertebral.
O dorso é a região entre o pescoço e a região glútea. Ele contém a coluna vertebral (medula espinhal) e dois compartimentos de músculos do dorso: compartimentos extrínseco e intrínseco.
A coluna vertebral é formada por uma série de vértebras alinhadas verticalmente. O alinhamento das vértebras produz 4 curvaturas na coluna vertebral: lordose cervical, cifose torácica, lordose lombar e cifose sacral. As lordoses são côncavas anteriormente, enquanto as cifoses são côncavas posteriormente. Localizado centralmente na coluna vertebral está o forame vertebral (canal medular), através do qual passa a medula espinhal.
O músculo grande dorsal é largo, medindo cerca de 20 x 40 cm, origina-se na 6ª e 7ª vértebra torácica, fáscia tora- colombar e, inferiormente, na crista ilíaca. Sua inserção é no sulco intertubercular do úmero.
Os ligamentos da coluna vertebral dão suporte às articulações e as estabilizam durante os movimentos. Os ligamentos longitudinais anterior e posterior (LLA e LLP) se estendem ao longo de toda a coluna dando suporte principalmente para as articulações intervertebrais. Os ligamentos acessórios também estabilizam a coluna, como os ligamentos interespinhoso, ligamenta flava (ligamento amarelo), nucal e intertransverso.Outros ligamentos especializados estão envolvidos no suporte das articulações atlanto-occipital e antlantoaxial.
Ele trabalhou como médico de atenção primária e liderou projetos de saúde pública relacionados à melhoria da qualidade de vida de populações vulneráveis. Além disso, ele atua como revisor externo de publicações científicas indexadas, sobre temas que abordam a saúde do adolescente, consumo problemático de álcool, promoção da saúde e avaliação médica.
O serrátil posterior consiste em dois músculos que ajudam na respiração, o serrátil posterior superior e o serrátil posterior inferior. O primeiro se conecta ao ligamento nucal, vértebras C7-T3 e costelas 2-4. Sua função é elevar as costelas. O último se estende das vértebras T11-L2 e costelas 9-12. Ele age deprimindo as costelas. Ambos os músculos são supridos pelos ramos anteriores dos nervos espinhais T9-T12 (ou seja, nervos intercostais 9-11 e nervo subcostal).