O mico-leão-dourado é endêmico da Mata Atlântica de baixada costeira do Estado do Rio de Janeiro, ocorrendo em até 500 metros de altitude. Os micos-leões usam tanto as florestas de vegetação preservada, ou primária, quanto as secundárias, onde já houve exploração ou corte seletivo de árvores.
As queimadas na Amazônia tiveram sua origem ligada às práticas econômicas desenvolvidas na região, motivadas pelo cenário político brasileiro e sem controle por parte das entidades governamentais. Seu crescimento dá-se a partir da década de 1930, ficado mais intenso após a década de 1970.
No Brasil há registros da utilização das queimadas desde o período colonial, quando já era usada para retirada da cobertura vegetal original antes do plantio e ou formação de pastagem. ... Além do custo e rapidez, a queimada é considerada por alguns agricultores como uma ferramenta de fertilização do solo.
Causas das queimadas
Análises iniciais indicam que os focos começaram naturalmente, por causa de raios, que foram intensos com as chuvas recentes. ... "Os atuais focos de calor são situações naturais no Pantanal, por causa das condições climáticas adversas, com poucas chuvas em alguns pontos e muito calor.
Para a limpeza de áreas imensas, o ideal é capinar o mato, e não promover o fogo como agente limpador. A melhor solução para as queimadas é a preservação ambiental e a prevenção dos focos.
Atualmente, existem diversas técnicas substitutas, entre elas o sistema de integração lavoura-pecuária-floresta e o plantio direto. ... Outra forma possível de manejo do solo sem uso do fogo é a rotação entre lavoura e pastagem, que tem sido muito utilizada pelos agricultores para nutrir o solo.
A adoção de alternativas sustentáveis pode ser uma boa forma de colaborar: Contar com métodos diferenciados de obtenção energética, cuidados sanitários básicos (principalmente no que se refere à manipulação e descarte de lixo), organização estrutural em empreitadas de todos os tipos, entre outros.