Resposta. Quando a cidade ficou pronta, os trabalhadores acabaram permanecendo nas cidades vizinhas. As cidades satélites se formaram durante o período da construção, mas existem até hoje. Elas ainda sofrem de alguns problemas que permaneceram, como a falta de bons transportes e infraestrutura.
"Candango" era uma forma um tanto quanto preconceituosa de chamar os diversos imigrantes (vindos majoritariamente das regiões Norte e Nordeste) que foram para a então inóspita região de Brasília para construir do zero a cidade que viria a ser a Capital Federal.
Candango é um termo hoje utilizado para definir os pioneiros construtores de Brasília. Na origem, porém, o termo era pejorativo: servia para identificar os portugueses ou, ainda, pessoa de mau gosto. Com o passar do tempo, designou os senhores de engenho e, depois, os cafuzos (mestiços de índios e negros).
Durante a edificação da cidade a palavra mudou de conotação; passou de depreciativa a enaltecedora. Presidente, arquitetos, engenheiros, médicos, advogados, comerciantes, operários, caminhoneiros, enfim, todos aqueles envolvidos no processo de construção da cidade passaram a ser candangos.
Resposta: "Candango" é o termo dado aos trabalhadores que imigravam à futura capital para sua construção. De origem Africana, Candango significa "ordinário", "ruim", e era a denominação que se dava aos trabalhadores que participaram da construção de Brasília .
O dicionário explica que a palavra nasceu na África. Era como os escravos se referiam aos portugueses que traficavam pessoas — gente ruim, ordinária, perversa. No começo, candangos eram os nordestinos, a maior parte da mão de obra braçal. Depois passou a denominar os pioneiros que chegaram nos primórdios da capital.
A migração começa em 1956 com a chegada de 256 trabalhadores, os primeiros candangos, como eram chamados os operários que construíram Brasília. ... O IBGE também contou 1.
Presidente, arquitetos, engenheiros, médicos, advogados, comerciantes, operários, caminhoneiros, enfim, todos aqueles envolvidos no processo de construção da cidade passaram a ser candangos.
"Brasiliense" é o nome que se dá a quem nasceu em Brasília. "Candango" é outro termo utilizado para designar os brasilienses, sendo, originalmente, usado para se referir aos trabalhadores que, em sua maioria provenientes da Região Nordeste do Brasil, migravam à futura capital para trabalhar em sua construção.
Relativo ou pertencente a Brasília, capital do Brasil. ... Natural ou habitante de Brasília.