Onde Na Bblia Fala Sobre A Transformaço Da Gua Em Vinho?

Onde na Bblia fala sobre a transformaço da gua em vinho

Biblia Sagrada, Nova Versão Internacional®, NVI® Copyright © 1993, 2000 by Biblica, Inc.® Used by permission. All rights reserved worldwide.

Obra de Deus

No versículo 5 podemos notar a confiança de Maria em Jesus, e a obediência demonstrada por ela. Ela percebeu que o vinho estava acabando e que alguma coisa deveria ser feita. Ela não ficou parada, não guardou o problema só para ela. Ela tomou uma iniciativa, ela estava ligada. Essa é uma lição para nós, pois devemos estar sempre ligados.

Caná situava-se a oeste do mar da Galileia, mas sua localização não é exata. Mas foi em Caná na Galileia que Jesus Transforma Água em Vinho, sendo esse o seu primeiro milagre.

Muitas lições podemos aprender nesse texto. Aprendemos que Jesus é Deus, Ele é soberano e pode todas as coisas. Ele não precisou de uvas para fazer um vinho extraordinário. Ele quebra qualquer lógica humana.

About

About

O evangelista João se de um lado, falou em mãe de Jesus, e por outro lado, Jesus a chamou de mulher, isto é, esposa, símbolo da comunidade da nova aliança. O vinho veio a faltar de modo que esse era elemento importante na festa de matrimônio. Maria referiu o caso logo para Jesus. O Senhor não negou o pedido de sua mãe. Maria em seguida envolveu os servos para que tudo ocorresse da melhor forma. O vinho bom, o melhor é o próprio Senhor Jesus que deu a alegria ao banquete, fez o encontro entre Deus e o seu povo. O milagre foi a prefiguração da nova e definitiva aliança de Deus com o seu povo em Jesus Cristo, realizado pela sua morte gloriosa e ressurreição. O início dos sinais manifestou a glória de Jesus, recebida por Deus Pai[1].

[3]Cfr. Sant´Agostino. In Io Ev. Tr.8,5,9. Maria “Dignitas terrae,. Introduzione e note a cura di Agostino Trapè, revisione a cura di Oreste Campagna. Nuova Biblioteca Agostiniana, Città Nuova Editrice, Roma, 1995, pgs. 23-24.

São Cirilo de Alexandria, bispo no século V afirmou que Jesus nasceu na carne vindo do ventre de Maria. Ele uniu a si a nossa humanidade para abençoar a o início de nossa existência. Do momento em que o Senhor enxugou as lágrimas de toda a face (Is 25,8), Jesus se uniu à humanidade para dar-lhe a vida nova. Por este motivo o Senhor Jesus pela economia abençoou as núpcias e sendo convidado, foi para Caná da Galileia junto com seus apóstolos[7].

Jesus nasceu de Maria

No versículo 8 vemos que Jesus ordena que fosse levado um pouco de vinho ao encarregado da festa. O encarregado da festa (ou mestre sala) era uma pessoa encarregada de conduzir a festa de casamento. Então, o vinho que Jesus havia transformado, foi levado para um especialista de festas para que ele pudesse analisar sua qualidade.

Santo Agostinho também falou que a mudança da água em vinho por parte de Jesus foi obra de Deus. A água que foi colocada naquelas talhas mudou-se em vinho por obra de Deus, no seu Filho Jesus Cristo. O Senhor mostrou através de coisas maravilhosas o louvor, a adoração. Os milagres que ele fez colocam que Jesus é Deus e Deus ele mesmo, como nos fala o prólogo de São João (Jo 1,1). Jesus Cristo como homem e como Deus realizou a mudança da água em vinho, alegrando o povo naquela festa de casamento em Caná da Galileia[5].

Preferences

Preferences

Santo Ildefonso de Toledo, da Espanha, bispo do século VII afirmou que Cristo deu vida nova ao acontecimento das bodas de Caná, através de Maria. O liquido da água transformou-se em vinho, na qual mudou a cor, atraiu o sabor, tornou o cheiro gostoso, mudou a qualidade porque o vinho novo viu-se naquela festa. As coisas foram dadas no estupor, na alegria das coisas que o milagre da transformação da água em vinho foi dado pelo Senhor Jesus Cristo[2].

Santo Agostinho, bispo de Hipona, séculos IV e V afirmou que Jesus fez o primeiro milagre em Caná em força de sua divindade, colocando em realce a sua natureza divina. Maria percebeu a falta do vinho, e por isso ela recorreu a Jesus, que por ser o Filho de Deus encarnado poderia realizar o milagre, o que de fato ele ocorreu pela divindade do Verbo. O bispo de Hipona criticou os maniqueus porque eles negavam que Maria fosse a Mãe de Jesus, de modo que o evangelista João chamou por duas vezes, segundo o bispo de Hipona, Maria como Mãe de Jesus[3].

Propriamente dito, o milagre de Jesus da água para o vinho é considerado um dos primeiros sinais de seu ministério público. Ele experimentou seu poder sobre a natureza e realizou um ato de bondade ao auxiliar o noivo e sua família a evitar a vergonha do vinho acabar. O episódio também é visto como um sinal de abundância que seria oferecido pela vinda do Messias.

O Encarregado da Festa em Caná

Ainda no versículo 4, Jesus diz que sua hora ainda não havia chegado. Geralmente, a hora de Jesus, refere-se ao tempo do seu sofrimento e morte. Aqui Jesus está afirmando que ele, não Maria, deve determinar a agenda de seu ministério terreno. Saiba quem foi Maria, mãe de Jesus.

No versículo 3 somos informados de que o vinho da festa havia acabado. O vinho fazia parte da cultura hebraica e era essencial nas festas. No versículo 4 Jesus Cristo chamou Maria usando a expressão “mulher”. Ao contrário do que alguns pensam, esse foi um modo respeitoso utilizado por Jesus. Dirigir-se assim, com essas palavras, era um hábito naquela cultura. Podemos notar essa mesma expressão sendo utilizada por Jesus em duas outras passagens:

Nos versículos 9 e 10 o encarregado da festa prova do vinho e reconhece que aquele vinho era muito superior ao vinho que havia sido servido primeiro. Talvez, quem sabe, as pessoas daquela festa provaram o melhor vinho já produzido em toda a história. O sinal de Jesus foi transformar a água em vinho. A gente não sabe que hora a água virou vinho, se foi quando caiu nos jarros ou quando eles levaram ao mestre sala.

Como Jesus Transformou a Água em Vinho?

Então Jesus pediu aos servos que enchessem seis potes de pedra com água até a borda, que poderiam conter de 20 a 30 galões cada um. Em seguida, ele ordenou aos servos que retirassem um pouco da água dos potes e levassem ao mestre-sala. Quando o mestre-sala provou a água, que havia se transformado em vinho, ficou surpreso, pois o vinho era de qualidade superior ao que havia sido servido antes.

As festas de casamento naquela época duravam cerca de uma semana e era obrigação da família hospedar os convidados e alimentá-los. Nessas festas vinham pessoas de todos os lugares.

Natureza humana do Senhor

[2] Cfr. Ildefonso di Toledo. La perpetua verginità di Maria, IX. Introduzione, traduzione e note a cura di Luigi Fatica. Città Nuova Editrice, Roma, 1990, pg. 113.

No segundo domingo do tempo comum, lemos as bodas de Caná onde ocorreu um casamento com a participação de Maria, de Jesus e os seus discípulos. Naquela festa teve a falta de vinho, de modo que a percepção de Maria foi imediata, dirigindo-se para o seu Filho Jesus Cristo, para que ele realizasse o milagre na falta do vinho naquela festa nupcial. O Senhor disse que a sua hora ainda não tinha chegado, mas ele atendeu ao pedido de sua mãe, pois a sua hora será a sua doação na cruz. O vinho novo, o melhor vinho chegou ao fim, justamente com a transformação da água em vinho. Jesus foi a atenção de todos, por ser o melhor vinho que possibilitou vida nova naquela ocasião. Vejamos o seu significado bíblico desta passagem e as considerações de alguns padres da Igreja sobre a transformação da água em vinho, por parte de Jesus.

Porque Jesus multiplicou o vinho?

No primeiro momento em que o vinho daquela época era produzido, ele era suco. Somente após um processo de envelhecimento e de fermentação é que se tornava alcoólico. Em segundo lugar, o que é mais importante, se Jesus tivesse feito vinho alcoólico, ele estaria incentivando a embriaguez.

Porque Jesus escolheu o seu primeiro milagre em um casamento?

Há uma explicação para essa fala de Jesus: Maria esperava uma intervenção miraculosa do seu filho e Ele não tinha intenção de fazer um milagre naquela altura dos acontecimentos, pois seu ministério ainda não tinha começado. ... Jesus pediu aos empregados que juntassem seis talhas de pedra e as enchessem com água.

Qual foi o primeiro e o segundo milagre de Jesus?

Lista dos milagres

Quantos milagres Jesus?

O Evangelho de João termina dizendo que Jesus operou tantos sinais que se fossem descrevê-los daria um livro “até os confins da terra”. Mas 35 milagres de Jesus foram registrados nos Evangelhos. Jesus realizou vários milagres, mostrando ao povo de sua época e também para nós nos dias atuais.

Quantos cegos foram curados na Bíblia?

O livro de Mateus fala que Jesus curou dois cegos (Mateus andou lado a lado com Jesus) e que Jesus saía de Jericó com os discípulos. O livro de Lucas fala em apenas um cego (Lucas era um médico Grego que andou junto a Paulo) e que Jesus chegava em Jericó.

O que fez o cego que Jesus curou?

Estando eu no mundo, sou a luz do mundo. Tendo assim falado, cuspiu no chão e, fazendo lodo com o cuspo, aplicou-o aos olhos do cego, dizendo: Vai lavar-te no tanque de Siloé (que quer dizer, "Enviado"). Ele foi, lavou-se e voltou com vista.

Qual foi o homem que ficou cego ao ver Jesus?

De acordo com o relato na Bíblia, durante uma viagem entre Jerusalém e Damasco, numa missão para que, encontrando fiéis por lá, "os levasse presos a Jerusalém", Saulo teve uma visão de Jesus envolto numa grande luz, ficou cego, mas teve a visão recuperada após três dias por Ananias, que também o batizou.

Quem orou para Paulo enxergar?

Ananias de Damasco, dito Santo Ananias, foi um discípulo de Jesus e companheiro de Paulo de Tarso. Os Atos dos Apóstolos relatam como ele foi enviado por Deus para curar a cegueira de Paulo e introduzi-lo à Igreja.