Significado de Utopia Local ou situação ideal onde tudo é perfeito, harmônico e feliz; refere-se especialmente a um tipo de sociedade com uma situação econômica e social ideal. O que está no âmbito do irrealizável; que tende a não se realizar; quimera, sonho; fantasia.
Mas há que ter em conta que o pensamento utópico pretende apurar uma racionalidade política, por um lado, e por outro, alimenta-se da imaginação, da fantasia, da fuga para um mundo irreal. A utopia é uma espécie de jogo entre um real que se rejeita e um ideal que se espera e deseja.
Conceito de utopia No sentido mais limitado, significa toda doutrina social que aspira a uma transformação da ordem social existente, de acordo com os interesses de determinados grupos ou classes sociais.
Significado de Utópico [Por Extensão] Que possui caráter de utopia; que está no âmbito do sonho; que é resultado da imaginação; quimérico ou fantasioso. Etimologia (origem da palavra utópico).
Conceito Significa “lugar nenhum”, lugar que não existe em parte alguma e, mais estritamente, o tipo de sociedade que não se estabeleceu em nenhum lugar.
Para que serve a utopia? Serve para isso: para que eu não deixe de caminhar.” “A utopia está lá no horizonte. Me aproximo dois passos, ela se afasta dois passos.
Segundo a Wikipedia: Utopia: Tem como significado mais comum a ideia de civilização ideal, imaginária, fantástica. ... Distopia: é o pensamento, a filosofia ou o processo discursivo baseado numa ficção cujo valor representa a antítese da utopia ou promove a vivência em uma "utopia negativa".
Mas é justamente para isso que serve o horizonte: "para fazê-lo caminhar". Tantas vezes nós nos acomodamos em nossos estreitos limites que nos esquecemos de andar alguns passos na direção do horizonte, que nos convida incessantemente a caminhar.
Significado de utopista: Aquele que defende utopias.
Em grego, tópos significa lugar e o prefixo "u" tende a ser empregado com significado negativo, de modo que utopia significa "não lugar" ou "lugar nenhum". Aliás, numa carta a Erasmo, Thomas More, inventor da palavra, enfatiza que a emprega no sentido negativo ou do "lugar nenhum".
Utopia é uma palavra frequentemente usada em português e em outras línguas para designar uma sociedade ideal, embora de existência impossível, ou uma ideia generosa, porém, impraticável. ... "Não lugar", portanto, ou lugar inexistente, é o modo irônico com que o pensador batizou sua sociedade perfeita.
É um sistema ou plano que parece irrealizável, é uma fantasia, um devaneio, uma ilusão, um sonho. Do grego “ou+topos” que significa “lugar que não existe”. No sentido geral, o termo é usado para denominar construções imaginárias de sociedades perfeitas, de acordo com os princípios filosóficos de seus idealizadores.
A sociedade ideal seria aquela em que todos possuiem direitos iguais,zero na taxa de criminalidade,e uma sociedade em que um respeita o outro,grande quantidade de riqueza,e uma vida tranquila. exatamente o contrario do estado em que a sociedade se encontra hoje shuashua.
Utopia descreve uma república imaginária governada pela razão e tem como objetivo contrastar com a realidade cheia de conflitos da política europeia da época. O livro Utopia, na verdade, remonta a uma ilha imaginária em temas considerados atuais até hoje, como a paz, guerra, finanças, poder, colonização e economia.
Thomas More (1478-1535) foi um político, humanista e diplomata inglês, membro do parlamento e chanceler no reinado de Henrique VIII. Autor da obra “Utopia”, onde defende uma sociedade ideal, regida pela lei e pela religião, e critica os males políticos e econômicos de seu tempo.
Utopia platônica: a desigualdade planejada A idealização de Platão, desse modo, aponta para uma possível igualdade primordial na repartição de bens, mas para uma bem calculada desigualdade no que se refere ao direito ao poder e ao saber.
O termo Utopia foi criado pelo inglês Thomas More para intitular um romance filosófico em 1516. Para compor a palavra, Thomas More juntou duas palavras gregas: "ου" (não) e "τοπος" (lugar), ou seja, se formos interpretar a palavra seguindo sua etimologia, Utopia significa um lugar que não existe na realidade.
A distopia Em 1868, o filósofo John Stuart Mill, num discurso no Parlamento popularizou o termo “distopia” para indicar o oposto da utopia. “O que é demasiadamente bom para ser tentado é utópico, o demasiado mau é distópico.”
adjetivo Relativo à distopia, ao lugar hipotético que, numa sociedade futura, se define por situações de vida intoleráveis, opressoras e autoritárias. Que caracteriza uma distopia, que remete a um lugar hipotético onde se vive sob sistemas opressores, autoritários, de privação, perda ou desespero; antiutópico.
O relato Lutando na Espanha (1938) é resultado dessa experiência, que também o pressionou a escrever A revolução dos bichos e 1984 como denúncias aos descaminhos da Revolução Russa, sob a forma de distopia – a descrição de um lugar fora da história, em que tensões sociais e de classe estão aplacadas por meio da ...
Distopia significa “lugar ruim”. É o antônimo de utopia, o “lugar ideal”. Na literatura, as obras distópicas são construídas a partir de problemas reais, mas em maiores proporções. É como olhar para o mundo como o conhecemos só que à distância, partindo do princípio que tudo deu errado.
O que, segundo o filósofo e sociólogo Zygmunt Bauman, significa regressar a um passado mitificado, que nunca existiu realmente, do qual se selecionam apenas algumas partes, numa replicação mais imaginária do que real.
Os romances distópicos são um subgênero dentro da literatura de ficção científica. Geralmente estes romances apresentam uma sociedade do futuro que caiu em um estado deplorável ou totalitário, por diversas razões. ... Por essa razão, o romance distópico é o completo oposto das histórias utópicas.