O que e lesão intraepitelial escamosa de baixo grau? Olá. Essa lesão de baixo grau ou neoplasia intraepitelial cervical grau 1 ou simplesmente NIC 1 é uma lesão provocada pelo HPV, um vírus sexualmente transmissível. Essa lesão geralmente é provocada pelo HPV de alto risco.
Significa lesão pré maligna, ou seja, pode evoluir para Câncer de colo de útero. Pode ser acompanhado semestralmente com exames preventivos ou ser retirado parte do colo do útero ou até mesmo o útero se for desejo da paciente.
Se a desordenação avança 2/3 proximais da membrana estamos diante de uma Neoplasia Intra-epitelial Cervical Grau II (NIC II) – Alto Grau. Na Neoplasia Intra-epitelial Cervical Grau III (NIC III) – Alto Grau, o desarranjo é observado em todas as camadas, sem romper a membrana basal.
O NIC II é uma lesão de alto grau do colo uterino. Não é um câncer mas pode virar um câncer se não cuidada. Se esse for um achado do Papanicolaou, ele precisa ser confirmado através de biópsia guiada por colonoscopia.
A conização é terapêutica pois irá retirar a peça cirúrgica acometida pelo NIC 3, dando chances de cura a você. Após a conização faça o seguimento correto conforme a orientação do seu médico. Você precisará colher o Papanicolaou, realizar a colposcopia e biópsia se necessário. Não é necessário radio ou quimioterapia.
Geralmente, o HPV leva de 2 a 8 meses após o contágio para se manifestar, podendo levar muitos anos até o diagnóstico de uma lesão pré-maligna ou maligna.
De acordo com ela, 80% da população será exposta ao HPV ao longo da vida, mas a maioria elimina o vírus em cerca de dois anos. “Na fase inicial o HPV não tem sintomas. Eles aparecem, na maioria das vezes, somente quando a pessoa já desenvolveu o câncer, o que leva mais de 10 anos”, explica.