Controle estratégico pode ser entendido como um tipo particular de controle organizacional focado no monitoramento e avaliação da performance estratégica para assegurar que a estratégia gere os resultados esperados.
Controle por realimentação (feedback): a maneira tradicional de controlar um processo é medir a variável a ser controlada, comparar o seu valor com o valor desejado (o set-point do controlador) e alimentar a diferença (o erro) em um controlador feedback que modificará uma variável manipulada de modo a levar a variável ...
Comparador: Dispositivo que constrói o sinal de erro entre o valor desejado e o obtido. Controlador: Dispositivo que manipula o sinal de erro, gerando um sinal de controle que será aplicado no sistema, afim de corrigir a variável a ser controlada.
Controle em cascata é um sistema de controle e monitoramento de processos que combina controladores primários e secundários em um só dispositivo com o objetivo de regular aplicações com duas ou mais capacidades.
O controle split range de um sistema consiste no controlador operando mais de uma saída, onde geralmente tais saídas proporcionam efeitos diferentes na variável do processo. Por exemplo, a saída do controlador é dividida e enviada para duas ou mais válvulas de controle.
O controle integral ajusta a variável de controle baseando-se no tempo em que o erro acontece. O controle derivativo ajusta a variável de controle tendo como base a taxa de variação do erro. A combinação destes tipos de controle forma o controlador conhecido na indústria como PID.
A ação integral consiste em uma resposta na saída do controlador (MV) que é proporcional à amplitude e duração do desvio. A ação integral tem o efeito de eliminar o desvio característico de um controle puramente proporcional.
Na ação proporcional, a ação é proporcional ao erro. Já na ação integral, a velocidade da correção que é proporcional ao erro. Nesse momento, iremos trabalhar com tempo de forma direta, o que não existia na ação proporcional que vimos anteriormente. A ação integral é usada juntamente com a ação proporcional na prática.
O ganho proporcional (Kc) determina a taxa de resposta de saída para o sinal de erro. Por exemplo, se o termo de erro tem uma magnitude de 10, um ganho proporcional de 5 produziria uma resposta proporcional de 50. Em geral, aumentando o ganho proporcional irá aumentar a velocidade da resposta do sistema de controle.
Faixa proporcional: inverso do ganho proporcional e pode ser descrita como a variação da variável necessaria para levar a variável manipulada do minimo ao maximo ou seja é a relção de quanto entra para provocar 100% da variação de saída.
Variável manipulada (MV, do inglês manipulated variable): variável cujo valor é ajustado por um operador humano ou controlador automático para manter a CV em seu SP. forma mensurável; montado diretamente junto ao processo.
A variável controlada é a grandeza ou a condição que é medida e controlada. A variável manipulada é a grandeza ou a condição modificada pelo controlador, de modo que afete o valor da variável controlada. Normalmente, a variável controlada é a saída do sistema.
Os 5 principais tipos de medidores de vazão
No controle em malha fechada, informações sobre como a saída de controle está evoluindo são utilizadas para determinar o sinal de controle que deve ser aplicado ao processo em um instante específico. Isto é feito a partir de uma realimentação da saída para a entrada.