Vetores são segmentos de retas usados para representar alguma grandeza vetorial. Vetor é um segmento de reta orientado que apresenta módulo (tamanho), direção e sentido. ... Posição, velocidade, aceleração, força e quantidade de movimento são bons exemplos de grandezas vetoriais.
Significado de Vetor substantivo masculino Segmento de reta orientado, com direção, sentido e módulo. [Biologia] Ser vivo com capacidade para transmitir parasitas, bactérias ou vírus a outro ser ou organismo: o Aedes aegypti é um vetor de doenças.
Os vetores são organismos que podem transmitir doenças infecciosas entre os seres humanos ou de animais para humanos.
No Brasil, os vírus da dengue são transmitidos pela fêmea do mosquito Aedes aegypti (quando também infectada pelos vírus) e podem causar tanto a manifestação clássica da doença quanto a forma considerada hemorrágica.
No Brasil, os vírus da dengue são transmitidos pela fêmea do mosquito Aedes aegypti (quando também infectada pelos vírus) e podem causar tanto a manifestação clássica da doença quanto a forma considerada hemorrágica.
A dengue é uma doença que se caracteriza por febre alta que se inicia de maneira abrupta, dores no corpo, dor de cabeça e surgimento de manchas vermelhas pelo corpo. A dengue é uma doença viral causada por um arbovírus transmitido pela picada do mosquito Aedes aegypti.
O mosquito transmissor da dengue é originário do Egito, na África, e vem se espalhando pelas regiões tropicais e subtropicais do planeta desde o século 16, período das Grandes Navegações. Admite-se que o vetor foi introduzido no Novo Mundo, no período colonial, por meio de navios que traficavam escravos.
Normalmente, a primeira manifestação da dengue é a febre alta (39° a 40°C), de início abrupto, que geralmente dura de 2 a 7 dias, acompanhada de dor de cabeça, dores no corpo e articulações, além de prostração, fraqueza, dor atrás dos olhos, erupção e coceira na pele. Perda de peso, náuseas e vômitos são comuns.
A dengue é transmitida pela picada do mosquito Aedes aegypti. Após picar uma pessoa infectada com um dos quatro sorotipos do vírus, a fêmea pode transmitir o vírus para outras pessoas.
Como identificar o mosquito da Dengue (Aedes aegypti)
A dengue é transmitida apenas por meio da picada do mosquito Aedes aegypti fêmea infectado pelo vírus da dengue, não havendo transmissão de pessoa para pessoa. No entanto, quando um mosquito fêmea pica uma pessoa com dengue, é possível que adquira o vírus, que pode ser transmitido para outra pessoa.
A fêmea do mosquito suga o sangue de uma pessoa infectada, com o vírus ativo na corrente sanguínea. Esse vírus passa por um período de incubação dentro do mosquito, que varia de 10 a 14 dias. Só depois, o Aedes aegypit começa a contaminar outras pessoas, a cada nova picada.
A água limpa/corrente serve de "criadouro" na reprodução do mosquito retira-la de pneus velhos, etc faz com que o mosquito não consiga se reproduzir-se naquele local e assim não transmitindo doenças como dengue,etc.
O mosquito da dengue pica apenas durante o dia? O mosquito pica principalmente durante o dia, mas se tiver oportunidade também vai picar a noite.
A transmissão da dengue se dá pela picada do mosquito aedes aegypti. Quando esse mosquito pica uma pessoa contaminada com o vírus, passa a transportar o vírus da dengue durante toda a sua vida e transmiti-lo para as pessoas que picar após.
O Aedes aegypti é um mosquito diminuto de apenas 7 milímetros, mas é capaz de transmitir numerosas doenças diferentes, entre elas se destacam estas quatro: a dengue, o zika vírus, a febre amarela e a chikungunya.
Aedes Aegypti: doenças transmitidas pelo mosquito e como se prevenir
Mas apesar de não carregar tantas doenças, o Culex transmite, por exemplo, febre do Nilo Ocidental, febre de Mayaro e encefalite de Saint Louis. A Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz) também investiga se ele é capaz de passar os vírus da zika, da dengue e da chikungunya.
Isso porque uma pesquisa da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz-PE) concluiu que o inseto também pode ser vetor do vírus Zika e possui relevante capacidade vetorial, com a mesma capacidade de infectar que o Aedes aegypti.
Suor e temperatura corporal: substâncias expelidas durante a transpiração, tais como ácido lático, ácido úrico e amônia, são atrativas para os mosquitos. Além disso, o aumento da temperatura corporal durante exercícios físicos também pode atrair mais pernilongos.
No caso das pessoas alérgicas à picada de insetos, o caso fica mais grave: queda da pressão arterial e até mesmo paragem cardíaca são duas outras consequências possíveis. “Sem um injetor EpiPen, engolir um inseto ou mosquito pode ser fatal”, alerta Bobbi Pritt. Mas o perigo não está apenas nos insetos que picam.
Pigarro: 5 formas de tirar catarro preso na garganta
No que toca à fruta, o contato da mosca não é, de todo, prejudicial, uma vez que este tipo de alimento contém açúcar, “o que atrasa o aparecimento de bactérias”, ao contrário do que acontece com a carne, com o peixe ou com os ovos quando ainda estão no seu estado cru.
Se as pessoas ingerirem acidentalmente suas larvas, as bactérias e vírus, que estão presentes no corpo das moscas, e também em seus ovos e larvas, podem acabar transmitindo várias doenças. Algumas delas são cólera, disenteria, febre tifoide e miíase, que é a mais preocupante de todas.