O ponto gráfico é o ponto que foge da representação comum e tem variação de tamanho. ... Para marcar o ponto geométrico, procede-se com um X onde as duas pequenas linhas se encontram e formam o ponto. O ponto físico tem largura, altura, profundidade e determina um certo lugar, objeto ou etc.
Existem vários tipos de gráficos e os mais utilizados são os de colunas, os de linhas e os circulares. Os principais elementos são: números, título, fonte, nota e chamada.
Imagem/Fotografia: Servem para ilustrar e descrever a reportagem; Título: É a vitrine da notícia, que chama ou distância o leitor; Bigode: Completa o título, trazendo mais informações sobre o que será abordado na matéria; Intertítulo: Colocado no meio do texto, para dividi-lo em seções e facilitar a leitura; Texto: É ...
Existe uma grande variedade de tipos de gráficos, dentre os quais podemos destacar os de coluna, em barras, pizza, área, linha e rede.
Sendo assim, Materiais é o título do eixo de materiais: Copo de isopor, Lata de alumínio, Fralda descartável, Garrafa plástica e linha de pesca. E o Tempos em anos é o título do eixo dos anos: 50, 200, 250, 250 e 600 anos.
A fonte precisa ser a mesma utilizada no corpo do texto e o tamanho deve ser menor. Indicamos usar tamanho 10 para todas as ilustrações. Por fim, indicamos que você inclua um contorno no gráfico, para destacá-lo no texto e delimitar o espaço entre o título e a legenda.
Os dados inseridos em uma tabela podem ser de três tipos:
Figuras
A fonte indica a entidade responsável pelo fornecimento dos dados ou a referência ao documento de onde foram extraídos. Deve ser posicionada no rodapé da tabela.
Coluna Indicadora: Parte da tabela que especifica o conteúdo das linhas. Corpo da tabela: Conjunto de colunas e linhas que contém as informações sobre a variável em estudo.
D – O Rol: É qualquer lista em ordem crescente (ou decrescente) dos dados coletados associados a uma variável quantitativa. Por Exemplo: Numa pesquisa sobre idades de 10 alunos de uma sala, os resultados obtidos foram 16.