Do mesmo modo os músculos podem se inserir por mais de um tendão. Quando há dois tendões são ditos bicaudados e quando há três ou mais tendões são ditos policaudados. Alguns músculos podem apresentar mais de um ventre muscular com tendões intermediários situados entre eles.
Além disso, de acordo com as características estruturais, os músculos podem ser classificados em liso, esquelético e cardíaco. Esses músculos atuam diretamente ligados com o sistema nervoso com o objetivo de permitir que a movimentação aconteça de forma correta e coordenada.
Há três tipos de tecidos musculares: tecido muscular liso, tecido muscular estriado esquelético e tecido muscular estriado cardíaco, sua caracterização histológica é baseada na presença de estriações no citoplasma da célula, quantidade de núcleos e localização do núcleo dentro da célula.
A contração muscular ocorre com a saída de um impulso elétrico do sistema nervoso central que é conduzido ao músculo através de um nervo.
- Os músculos tem a função de movimentação do corpo, estabilização corporal, regulação do volume dos órgãos, movimentação de substâncias no corpo e produção de calor além de estar totalmente atuante no sistema circulatório e nervoso.
O sistema muscular tem como função principal preencher e sustentar o corpo e os órgãos, além de produzir movimentação corporal, seja para deslocamento físico ou movimentação interna de órgãos. Exemplo: os movimentos peristálticos que auxiliam a digestão e garantem o transporte de alimentos ao longo do tubo digestivo.
O sistema formado pelo esqueleto e músculos é forte, porém flexível. Ele protege os órgãos mais importantes e permite movermo-nos livremente.
O sistema esquelético apresenta como funções principais promover a movimentação, produzir células sanguíneas, proteger órgãos e funcionar como reserva de minerais.
O sistema esquelético reúne um conjunto de ossos e estruturas formadas a partir de cartilagem, tendões e ligamentos que permitem a movimentação do corpo, a sustentação, o apoio para músculos, a proteção de órgãos vitais, além, é claro, de servir como um local de armazenamento de substâncias, como cálcio e fósforo, e ...