EQST

O Que Um Instrumento Financeiro?

O que é um instrumento financeiro?

Instrumento financeiro é todo e qualquer contrato que gere um ativo financeiro para uma parte enquanto, para a segunda parte, é gerado um passivo financeiro ou um instrumento patrimonial.

Como contabilizar um instrumento financeiro?

Os instrumentos financeiros classificados como ativos financeiros disponíveis para venda devem ser registrados ao valor justo no balanço patrimonial da seguinte forma: os juros calculados pela taxa efetiva de juros devem ser registrados no resultado e o efeito da marcação a mercado do instrumento deve ser registrado ...

O que é o custo amortizado?

Já o custo amortizado é o custo total de um ativo que uma empresa deduziu até o momento do cálculo. Ao passo em que o valor da amortização anual aparece no balanço patrimonial como uma despesa da receita da empresa, o custo amortizado acumulado é descrito como uma dedução abaixo do ativo amortizado.

O que significa IFRS 9?

O que é a IFRS 9? É a norma internacional que substitui as diretrizes do IAS 39 e é aplicada a reportes a partir de janeiro de 2018. A norma introduz novas exigências para medir a deterioração de ativos financeiros, além de um novo modelo de classificação e mensuração e uma abordagem modificada para hedge accounting.

O que é Vjora?

Apesar das novas bases de classificação aceitáveis - custo amortizado, valor justo por meio de outros resultados abrangentes (VJORA) e valor justo por meio do resultado (VJR) - serem similares ao IAS 39 Instrumentos Financeiros: Reconhecimento e Mensuração, o critério para classificação em cada categoria mudou ...

O que é OCI em contabilidade?

Os modelos básicos de contabilidade categorizam passivos financeiros em Valor de Mercado Por Meio De Lucros ou Prejuízos e custo amortizado. ... Para tais passivos, mudanças no valor de mercado devido ao risco de crédito da entidade é para serem registrados em Outros Rendimento Integral (OCI).

O que é valor justo por meio do resultado?

Valor Justo por meio de Outros Resultados Abrangentes os termos contratuais do ativo financeiro derem origem, em datas especificadas, a fluxos de caixa que constituam exclusivamente pagamentos de principal e juros sobre o valor do principal em aberto.

Como calcular custo amortizado?

Para cada início de período, o custo amortizado de partida é multiplicado pela taxa efetiva de 10% e adicionado ao custo amortizado. Quaisquer pagamentos no período são deduzidos do número resultante. Desta forma, o custo amortizado em cada período fica da seguinte forma.

Como calcular a mensuração do valor justo?

O valor de mercado é calculado a partir da forma como os investidores avaliam o patrimônio líquido atual da empresa. Ele pode ser encontrado, quando o assunto é mercado financeiro, de forma fácil. Basta multiplicar o número de ações no mercado com a sua cotação atual.

O que é ajuste a valor justo?

AJUSTE A VALOR JUSTO (AVJ) CONCEITO – é o valor pelo qual um ativo pode ser negociado (na prática, trata-se do antigo valor de mercado). O ganho não será computado no lucro real/CSLL.

Qual a principal vantagens da utilização do conceito de valor justo?

A utilização do conceito sobre o que é valor justo, na avaliação de ativos de uma organização, torna esse processo menos subjetivo e impede que a entidade interfira nos seus valores. Isso torna o resultado mais coerente com a realidade e permite que a empresa faça corretamente sua gestão contábil.

Qual a diferença entre ajuste a valor presente e valor justo?

O valor presente é utilizado para atualizar o valor do dinheiro no tempo, considerando inflação, juros e desvalorização da moeda, por exemplo. Além disso, são consideradas as incertezas que envolvem tanto os ativos quanto os passivos do negócio. ... Já o Valor Justo é aquele pelo qual o ativo pode ser negociado.

O que é o custo histórico?

O custo histórico é a base mais utilizada pelas empresas. Para os ativos, ele costuma utilizar como representação o valor pago pelos recursos em questão ou mesmo o valor justo para tal, sempre tendo como parâmetro a data de aquisição deste.

Qual a diferença entre custo histórico e corrente?

2.

O que significa custo histórico corrigido?

b) Custos Históricos Corrigidos: Além de sua fácil utilização, o custo histórico corrigido permite a comparação de valores de datas distintas. ... Como informação com poder preditivo, os relatórios contábeis, emitidos com base em custos históricos corrigidos, não correspondem a realidade econômica da entidade.

Qual a diferença entre custo de reposição e custo corrente?

Custo Corrente avaliará os ativos no momento em que as demonstrações contábeis serão apresentadas, como se estes fossem adquiridos nesta data, enquanto que o Custo de Reposição avaliará o momento em que estes ativos serão adquiridos e vendidos para geração de receita.

O que é valor presente na contabilidade?

Valor presente (present value) - é a estimativa do valor corrente de um fluxo de caixa futuro, no curso normal das operações da entidade. Tal fluxo de caixa pode estar representado por ingressos ou saídas de recursos.

Como calcular o valor presente contabilidade?

Para determinar o valor presente de um fluxo de caixa, três informações são requeridas: valor do fluxo futuro (considerando todos os termos e as condições contratados), data do referido fluxo financeiro e taxa de desconto aplicável à transação.

Como contabilizar um depósito judicial?

Na execução do depósito, debita-se uma conta do ativo - realizável a longo prazo, e credita-se a conta oriunda dos recursos. Nota: a contabilização em realizável a longo prazo se justifica, tendo em vista que as pendengas judiciais trabalhistas são habitualmente de solução muito lenta.

Como declarar pagamento de depósito judicial no Imposto de Renda?

O Idec esclarece que o associado deve declarar o valor líquido recebido em 2019 em cada processo judicial que fazia parte no campo "Rendimentos Isentos e não Tributáveis" e preencher os dados no campo “outros”, informando o número do processo e a vara que tramitou o processo (dados disponíveis na prestação de contas ...

O que são depósitos judiciais na contabilidade?

DEPÓSITOS JUDICIAIS - CARACTERÍSTICAS E CONTABILIZAÇÃO Ela serve para liberar o devedor de sua obrigação, ainda que de modo indireto. Os depósitos em garantia de instância são mais frequentes nos mandados de segurança impetrados com a finalidade de evitar pagamento de tributos.

Como contabilizar recebimento de indenização?

A indenização recebida será tratada como preço de venda do bem sinistrado e será debitada numa conta a receber do Ativo Circulante e creditada na conta Ganho ou Perda de Capital, na conta de Resultado. Após os registros contábeis, será apurado o ganho ou a perda de capital da operação.

Como contabilizar recebimento de seguro por sinistro?

INDENIZAÇÃO RECEBIDA DA SEGURADORA – SINISTROS DE BENS DO IMOBILIZADO - CONTABILIZAÇÃO. Os eventos em decorrência de sinistro (incêndio, roubo ou acidente), cobertos por seguro, devem ser registrados contabilmente, por ocasião de sua ocorrência, em atendimento ao princípio contábil da competência.

Onde lançar recebimento de sinistro?

No programa do imposto de renda 2020, as indenizações de seguro devem ser informadas na ficha Rendimentos Isentos e Não Tributáveis, sob o código 03 - Capital das apólices de seguro ou pecúlio pago por morte do segurado, prêmio de seguro restituído em qualquer caso e pecúlio recebido de entidades de previdência privada ...

Como contabilizar lucros cessantes?

Contabilmente lucros cessantes podem ser calculados sobre probabilidades futuras de ocorrência, baseada em experiência do passado, mas, se e somente se diante de perspectivas concretas de garantia de acontecimento.