A educação inclusiva requer um currículo dinâmico, que permita ajustar o fazer pedagógico às necessidades dos alunos e ser um recurso para promover o desenvolvimento e a aprendizagem dos mesmos.
A Educação inclusiva compreende a Educação especial dentro da escola regular e transforma a escola em um espaço para todos. Ela favorece a diversidade na medida em que considera que todos os alunos podem ter necessidades especiais em algum momento de sua vida escolar.
Se você tem interesse em facilitar a inclusão de diferentes pessoas nas escolas, confira neste conteúdo 5 boas práticas de educação inclusiva.
A inclusão prevê a inserção escolar de forma radical, completa e sistemática. Todos os alunos, sem exceção, devem frequentar as salas de aula do ensino regular. Isso mesmo, na educação inclusiva todos os alunos devem fazer parte da escola comum. ... É o fim da subdivisão Ensino Especial x Ensino Regular.
No processo da construção da aprendizagem mediada pela TA, os entrevistados afirmam que ao utilizar a Tecnologia Assistiva, ela influencia diretamente na construção da aprendizagem dos estudantes com deficiência. A utilização de TA promove a autonomia e independência e ajuda na superação de limites.
O uso das tecnologias assistivas na educação é de importância fundamental, pois possibilitam o processo de aprendizagem, otimizando as potencialidades de cada aluno. Tendo em vistas as possibilidades as tecnologias assistivas se tornam necessárias para o aprendizado dos alunos com deficiência.
Quais os tipos de tecnologia assistiva? Os tipos são divididos em várias categorias, como: auxílios para vida diária e prática; comunicação alternativa; recursos de acessibilidade ao computador; projetos arquitetônicos para acessibilidade; órteses; próteses e outros.
O objetivo da Tecnologia Assistiva é proporcionar ás pessoas com necessidades especiais, melhor qualidade de vida, maior independência e uma inclusão social com maior mobilidade, melhor ampliação da comunicação, controle dos seus desejos e sentimentos, melhor aprendizado, integração familiar e na sociedade.
Tecnologia Assistiva é um termo ainda novo, utilizado para identificar todo o arsenal de Recursos e Serviços que contribuem para proporcionar ou ampliar habilidades funcionais de pessoas com deficiência e consequentemente promover Vida Independente e Inclusão.
Com o poder de romper barreiras ora intransponíveis, a Tecnologia Assistiva (TA) é uma grande aliada da inclusão e possibilita amplo acesso a produtos e serviços. As TAs têm o objetivo de prover conforto, segurança e autonomia para que pessoas com deficiência tenham uma vida melhor.
É comum autores classificarem as tecnologias assistivas em algumas categorias, que são:
Assinale a alternativa correta sobre a situação atual da Tecnologia Assistiva: A TA já está implantada com todo o sucesso no Brasil e em todos os países do mundo. Ela não necessita de nenhum ajuste em suas concretizações. Seu conceito, utilização e objetivos ainda estão em fase de elaborações, ajustes e concretizações.
Os aplicativos mais conhecidos de bate-papo com vídeo, como Facetime e Skype são úteis para a comunicação via Língua de Sinais e leitura labial. ... É que além de permitirem a inclusão de deficientes auditivos, eles contribuem para a sua comunicação e desenvolvimento em qualquer lugar, com qualquer pessoa.
A tecnologia assistiva promove maior independência, permitindo que as pessoas com deficiência executem tarefas que anteriormente não conseguiam ou tinham grande dificuldade em realizar por meio de melhorias ou de mudanças de métodos de interação com a tecnologia necessária para executar estas tarefas.