As eras geológicas são conjuntos temporais que dividem a história geológica da Terra. Essas unidades cronológicas servem para organizar o que foi acontecendo com a geografia do planeta e facilitar os estudos. Assim, entendemos as etapas dos fenômenos que aconteceram no tempo de vida do planeta: 4,6 bilhões de anos.
A história da terra está dividida em quatro éons: Hadeano, Arqueano, Proterozoico e Fanerozoico. Com exceção do Hadeano, todos os éons são divididos em eras. ... Somente os períodos das eras do éon Proterozoico não são divididos em épocas. A idade, por fim, é a menor divisão do tempo geológico.
Quanto mais recente a era, menor é sua duração e maiores são as transformações que ocorrem na evolução da terra. Observe a linha do tempo geológica a seguir. No caderno, faça uma legenda identificando cada uma das eras geológicas retratadas ?
período Paelozoico
Assim sendo, a existência do primeiro homem que andava com a coluna ereta aconteceu na era geológica Cenozoica há aproximadamente 4 milhões de anos atras, com isso, tal descoberta representa um fato marcante para história, uma que faz parte da evolução da espécie humana.
A nova era geológica recebeu esse nome por ser uma era recente caracterizada pelo consumo em massa de materiais como alumínio e plástico .
Antropoceno é um novo período geológico, também chamado de "Era da Humanidade" Estamos vivendo no limiar de uma nova era.
O Antropoceno é o nome de um novo intervalo de tempo geológico proposto (provavelmente uma época) que pode logo entrar na Escala de Tempo Geológico oficial. O Antropoceno é definido pela influência humana na Terra, onde nós nos tornamos uma força geológica a moldar a paisagem global e a evolução do nosso planeta.
A primeira fase do Antropoceno vai de 1800 a 1945 ou 1950 e corresponde, portanto, à formação da era industrial. A segunda fase vai de 1950 a 2000 ou 2015 e vem sendo chamada de “A Grande Aceleração”.