Aminas são substâncias orgânicas que apresentam um ou mais radicais ligados ao Nitrogênio e são muito utilizadas na produção de outros compostos orgânicos. Aminas são compostos orgânicos nitrogenados que derivam da substância amônia (NH3) pela substituição de um ou mais hidrogênios por radicais orgânicos.
As aminas são compostos orgânicos nitrogenados derivados teoricamente da amônia (NH3), pela substituição de um, dois ou três hidrogênios por grupos alquila ou arila. Exemplos: ... - aminas primárias: um hidrogênio substituído por radical orgânico. - aminas secundárias: dois hidrogênios substituídos por radicais orgânicos.
A amina corresponde a uma função orgânica constituída de compostos orgânicos (presença de átomos de carbono) nitrogenados derivados da amônia (NH3), no qual são substituídos os átomos de hidrogênio pelos radicais orgânicos alquilo ou arilo.
As nitrilas, também chamadas de cianetos, são compostos orgânicos encontrados no estado sólido e são solúveis em água. A fórmula geral das nitrilas é R — C ≡ N. Esses compostos são utilizados na fabricação de borrachas, corantes, fertilizantes e plásticos.
Isonitrilas. Sua estrutura é semelhante à da nitrila. A diferença é que, aqui, o elemento ligado ao substituinte é o próprio nitrogênio (e não mais o carbono). Portanto, as isonitrilas possuem o grupo funcional RN≡C.
Os isonitrilos são compostos orgânicos originados a partir da substituição do hidrogênio do ácido isocianídrico por um radical orgânico. ... Os isonitrilos são muito utilizados em diversas sínteses orgânicas (produção de novas substâncias orgânicas) e na fabricação de pesticidas e agrotóxicos.
Os nitrocompostos são compostos orgânicos que apresentam o grupo nitro (NO2) ligado a uma estrutura aberta saturada ou a um aromático. São originados por reações de substituição.
Funções oxigenadas são compostos orgânicos que possuem, além de carbono e hidrogênio, átomos de oxigênio. As funções oxigenadas são classificadas em: álcoois, fenóis, aldeídos, cetonas, ácidos carboxílicos e seus derivados diretos, como ésteres orgânicos e éteres.
As funções oxigenadas incluem compostos que, além do C e do H, possuem também o oxigênio, e os principais são: álcool, aldeído, cetona, ácido carboxílico, éter e éster. As funções oxigenadas abrangem compostos orgânicos formados por átomos de carbono, hidrogênio e oxigênio.
As principais funções orgânicas são: cetonas, aldeídos, ácidos carboxílicos, alcoóis, fenóis, ésteres, éteres, aminas, haletos e hidrocarbonetos. ... A diferença entre os compostos orgânicos e os inorgânicos é que eles apresentam átomos de carbono ligados diretamente a hidrogênio.