Resenha é uma abordagem para a construção de relações entre as propriedades de um determinado objeto, analisando-o, descrevendo-o e enumerando aspectos considerados relevantes sobre ele. Resenha também é um texto que serve para apresentar outro, que seja desconhecido do leitor.
A resenha consiste em uma descrição minuciosa de uma determinada obra literária, filme ou outra expressão artística. Uma resenha crítica consiste na elaboração de um resumo da obra em questão, seguida da escolha das ideias principais, e elaboração de um juízo sobre o valor da obra. Desta forma, o leitor fica informado a respeito da obra.
Muitas pessoas acabam confundindo as resenhas com os resumos, mas saiba que esses são gêneros textuais diferentes. O resumo também tem a intenção de apresentar as informações em um texto, contudo, é feito de forma mais concisa e se concentra em trazer a sua mensagem principal. Já a resenha traz os principais dados da obra com um grau de aprofundamento maior, análises e posicionamento.
Na descrição, o resenhador realiza o detalhamento do tema, indicando a organização do texto e a descrição das principais informações. Além disso, vale ressaltar as características da estrutura da obra.
Entender o que é resenha e como produzi-la permite que você seja mais assertivo e passe mais informação sobre a obra específica. Para os estudantes que buscam formas de saber como estudar para o ENEM, utilizar esses artigos pode ser enriquecedor.
Está se formando e buscando saber como estudar para o ENEM? Montar um plano de estudo e conhecer os diversos gêneros textuais pode ser importante para a rotina de qualquer aluno. Por exemplo, você sabe o que é uma resenha e como usá-la para fortalecer o seu aprendizado?
Apesar de abordar os aspectos descritivos, a resenha também pode oferecer um valor interpretativo. Dessa forma, ela resume as principais informações da peça estudada e fornece também uma crítica. Ademais, quem escreve pode trazer elementos de outras fontes para deixar o conteúdo mais informativo.
O escritor também faz uma interpretação, apresentando um juízo de valor sobre aquele conteúdo. Além disso, também há a utilização de argumentos sólidos a partir de outras fontes de pesquisa.
Além disso, a resenha aborda elementos e informações que estão relacionadas a estética, contexto de produção e qual o foco daquele livro ou outra obra, para deixar a análise mais rica.
Na avaliação, o escritor realiza a leitura crítica da obra a partir da interpretação feita por ele mesmo. Assim, ele descreve as funções do texto-fonte, quem é o público-alvo e é o momento em que o autor apresenta a crítica à obra e quais os pontos positivos e negativos.
Depois de entender o que é uma resenha, quais categorias possui e quando utilizá-las, você está pronto para começar a produção dos próprios textos. Para começar é importante ler, assistir ou ouvir a obra principal a ser analisada. Além de observar detalhes e forma de construção.
Nesse momento, é importante entender do que o texto-fonte se trata, a estrutura, quem são os personagens, qual o tema e a história. Esses são os elementos necessários para permear a descrição.
Assim, ela é utilizada como uma forma de fazer uma apresentação de uma produção e pode até ter uma interpretação crítica. Quer entender mais sobre as resenhas e como criá-las? Então, continue lendo este texto!
A resenha crítica busca fazer um resumo e uma interpretação da obra principal. Dessa forma, o autor seguirá um processo parecido com o da modalidade descritiva, com a organização do texto-fonte e as principais informações.
A resenha tem uma estrutura que é linear e que segue a forma como o texto-fonte é organizado. Sendo assim, ela apresenta uma introdução ou apresentação, o desenvolvimento e uma avaliação.
No jornalismo, resenha é utilizado como forma de prestação de serviço, é um texto de origem opinativa que reúne comentários de origem pessoal e julgamentos do resenhador sobre o que está sendo analisado. O objeto da resenha pode ser de qualquer natureza: um filme, livro, álbum, peça de teatro ou até mesmo um jogo de futebol, e pode ser uma resenha descritiva ou crítica. Para apresentar uma resenha é importante dar uma ideia resumida dos assuntos tratados, apresentar o maior número de informações sobre o trabalho, para dar ao leitor os requisitos mínimos para que ele se oriente.