EQST

O Que Significa Constelaço Familiar Sistmica?

O que significa constelação familiar sistêmica?

A constelação familiar, foi criada pelo alemão Bert Hellinger (1925-2019). É um método terapêutico de resolução de conflitos que permeiam gerações. Bert, sugeria analisar o sujeito e suas ações a partir do seu sistema originário, ou seja, a sua família.

O que é uma terapia sistêmica?

A terapia sistêmica é uma abordagem terapêutica que está associada à terapia de casal e é conhecida como terapia familiar sistêmica . A terapia familiar sistêmica propõe intervenções por tempo limitado e tem como foco de estudo modificar o padrão de relacionamento intra ou extrafamiliar.

Qual a diferença entre constelação familiar e sistêmica?

A Constelação Familiar ou Sistêmica é um método desenvolvido pelo alemão Bert Hellinger na década de 1990, influenciado pela Fenomenologia, Hipnoterapia, Terapia Familiar e Análise Transacional, entre outras, que buscar intervir em conflitos interpessoais originados no sistema familiar.

Como funciona a terapia sistêmica?

A terapia sistêmica considera não só como foco o sujeito mas toda a sua dinâmica familiar, e seus relacionamentos. O terapeuta dá uma atenção na estrutura familiar e seus processos. Trabalhar a comunicação em família, reduz conflitos, desenvolve autonomia, deixam mais flexíveis as relações, etc.

O que é terapia sistêmica individual?

O foco da Terapia Sistêmica Individual é o processo de autonomia, que engloba o pertencer/separar-se, o desenvolvimento da consciência, das escolhas e responsabilidade; a mudança das pautas disfuncionais, adquirindo um número maior e mais rico de estratégias de funcionamento.

Como funciona a terapia de família?

A terapia familiar é uma terapia realizada em grupo de modo a construir e desenvolver o diálogo entre os membros familiares e assim auxiliar na resolução de problemas e na conquista de relações respeitosas, harmoniosas e saudáveis.

Para que serve a constelação familiar?

As sessões de Constelação Familiar trazem, de forma rápida e eficaz, diversos benefícios. Isso porque elas identificam os emaranhamentos do sistema, nos ajudam a encontrar nosso lugar dentro dele e rompem padrões comportamentais que nos impedem de seguir adiante.

Como funciona a Constelação Sistêmica?

A técnica em si, funciona de tal forma que uma pessoa (o cliente), busca o terapeuta (constelador) para solucionar um problema. Para que seja realizada uma constelação em grupo existem os seguintes elementos: terapeuta, cliente, plateia, representante. O cliente é convidado para colocar seu tema (problema/questão).

O que é a terapia relacional?

A Terapia Relacional Sistêmica voltada para o indivíduo objetiva desenvolver a autossuficiência do indivíduo. O paciente é estimulado a analisar as situações desagradáveis em sua vida para identificar a sua possível contribuição em cada uma.

Quando surgiu a terapia sistêmica?

O seu início nos anos 70 se deve a alguns fatores como, a insatisfação crescente com os tratamentos convencionais em hospitais psiquiátricos, a expansão da psicanálise, das teorias de grupo, os trabalhos feitos por assistentes sociais com as famílias e a criação de centros de atendimentos que trabalham com crianças e ...

Qual é o papel da terapia familiar?

A Terapia Familiar tem como objetivo auxiliar a família na manutenção de relações harmoniosas entre os seus membros. Além disso, pode ter como foco o tratamento de um de seus membros. O alcoolismo do pai ou a depressão da mãe são exemplos que podem despertar para necessidade de intervenção.

Qual é a função do terapeuta familiar?

O Terapeuta Familiar trabalha com a família em busca de novas alternativas que não passa em resolver problemas e corrigir erros, mas, principalmente por colocar em evidências competências da própria família, ativando a sua participação na própria resolução do problema.

O que a constelação familiar pode ajudar?

A Constelação Familiar é uma prática terapêutica usada para tratar questões físicas e mentais a partir de revelação obtidas em dinâmicas ocultas de uma família. Por meio da constelação familiar é possível identificar acontecimentos que, mesmo desconhecidos, podem trazer problemas para a vida de uma pessoa.

O que acontece depois de uma constelação familiar?

A constelação atua no campo morfogenético (memória familiar), o que significa dizer que a constelação influencia todos que fazem parte da família. Após uma constelação mudanças podem ocorrer em muitos membros da família atual ou do passado. E novos insights continuarão acontecer após o trabalho da constelação.