O cisto dentígero é uma lesão ósseo-destrutiva, classificada como cisto odontogênico de desenvolvimento. Caracteriza-se pelo acúmulo de fluido entre a coroa e o epitélio reduzido do órgão do esmalte, causando aumento do folículo que envolve a coroa de um dente não irrompido.
Cisto mucoso é uma bolha fina e cheia de líquido no interior da boca. Também chamado de mucocele, essa bolha é inofensiva e indolor, afirma o National Institutes of Health (NIH). Porém, pode incomodar, porque você sente um caroço na boca.
Introdução: A sinusite maxilar é uma doença caracterizada pela inflamação e/ou infeção da mucosa do seio maxilar. Segundo a literatura, a sinusite maxilar de origem odontogénica representa 10‐12% dos casos de sinusite maxilar.
A sinusopatia inflamatória (sinusite) define-se por uma patologia que acomete principalmente o seio maxilar (SM), caracterizada pela reação de inflamação e/ou infecção da mucosa do mesmo, podendo ser uni ou bilateralmente.
“A inflamação que se desenvolve nos seios paranasais desencadeia a congestão local e o aumento de pressão tecidual, fatores que resultam em dor, não apenas em um, mas um grupo de dentes superiores, devido à proximidade destes seios com a maxila”, afirma.
O tratamento da sinusite odontogênica envolve o otorrinolaringologista e o dentista. O otorrinolaringologista trata a sinusite com o objetivo de dar-lhe uma solução antibacteriana e antisséptica. O dentista trata ou remove o dente afetado, eliminando assim a fonte de infecção .
A extração dentária pode levar a uma fístula oro-nasal, e se ela persistir precisará ser fechada. Quando a sinusite se torna crônica, ou seja, dura mais de três meses, pode ser necessária uma cirurgia por via nasal, para remoção de secreções acumuladas.
J01 - Sinusite aguda