Manchas escuras na pele, com textura grossa e avelulada, podem ser ocasionadas pelo excesso de açúcar no corpo e são chamadas de Acantose Nigricans. Apesar de não ser considerada uma doença, pode ser manifestações de outras possíveis doenças sérias, como o diabetes.
Conforme especialistas, o surgimento desse anel escuro em volta do pescoço – bem como em todo o corpo -, está associado à alteração do metabolismo da insulina. No diabetes tipo 2, a pessoa ainda produz a insulina, mas o organismo não consegue reagir como deveria a ela.
Hiperpigmentação é o escurecimento da pele por aumento da produção da melanina. Pode ocorrer em toda a pele, como no caso do bronzeamento pelo sol, ou apenas em parte dela e até nas unhas. Isso resulta em manchas que variam de castanho claro ao preto, e que também podem variar em tamanho e forma.
As regiões de dobras cutâneas e íntimas normalmente podem ser mais escuras; procure um dermatologista para começar usar cremes clareadores e talvez fazer laser na região. Mas precisa avaliar se é só isso mesmo!
O escurecimento da virilha normalmente é causado por algum tipo de atrito. Esse contato desenvolve uma resposta inflamatória que estimula a alta produção de melanina na região afetada, formando, assim, as manchas.
Também conhecido como cloasma, o melasma é um distúrbio cutâneo da qual grandes manchas de hiperpigmentação se tornam presente na área mais superficial da pele, principalmente no rosto.