verbo transitivo direto Deixar algo ou alguém de lado em favor de outra coisa ou pessoa; desprezar: escolheu os candidatos, preterindo os incompetentes. Não ter em consideração; menosprezar: preteria os estudantes que não pagavam.
Significado de Preferido adjetivo Característica do que foi escolhido; particularidade do que é selecionado por preferência; o favorito ou predileto: filha preferida; ator preferido.
Talvez exista uma pequena diferença entre os dois, ao menos no uso: favorito seria aquele que se prefere entre muitos, enquanto o preferido seria mais usado para distinguir apenas entre dois. Predileto tem a mesma conotação de favorito: "o mais" entre muitos; preferido seria "o mais" entre dois.
Preferido se refere ao mais amado, a pessoas, animais, seres vivos no geral. O predileto refere-se a objetos, coisas, como meios de transporte, celular, entre outros.
adjetivo Que se proferiu; que foi enunciado, falado ou comunicado oralmente; dito: discurso proferido. Que se decretou; que foi dito por meio de um decreto ou lei; decretado: sentença proferida. Etimologia (origem da palavra proferido). Particípio de proferir, do latim proferere "seguir adiante".
Proferido despacho – cumpra-se: o Magistrado (a) decidiu uma coisa no processo e mandou que sua ordem seja cumprida. Normalmente aparece quando o Magistrado (a) manda o cartório fazer alguma coisa, expedir um ofício, um alvará, uma citação, etc.
Significa que um juiz decidiu uma questão levantada no processo, sem, contudo, dar uma solução final à causa.
Despacho proferido não significa que o pedido foi aceito, significa que o juiz tomou uma decisão, resta procurar no processo qual foi a decisão do juiz. Deriva de proferir - pronunciar em voz alta e clara, dizer, pronunciar. Ou ainda no sentido de decretar ou publicar.
Traduz-se no ato ou efeito de pronunciar determinada decisão judicial. Outro conceito para o termo ora estudado é o ato de demora ou procrastinação de um feito.
Significado de prolatar [Direito] Declarar uma sentença oralmente ou na forma escrita; promulgar: o magistrado prolatou a sentença. Etimologia (origem da palavra prolatar). Do latim prolato,are, estender, alargar.
1) Decisão proferida por juiz de Direito, apreciando a causa. Em apreciando o mérito, diz-se definitiva, em hipótese contrária, terminativa.