Geralmente, níveis normais de serotonina no sangue se encontram de 101 a 283 nanogramas por mililitro (ng/mL). Quando esse valor está muito elevado, pode ser um sinal de Síndrome Carcinoide, que envolve um grupo de sintomas relacionados a tumores no intestino delgado, apêndice, cólon e brônquios.
O l-triptofano, ou 5-HTP, é um aminoácido essencial que aumenta a produção de serotonina no sistema nervoso central. A serotonina é um neurotransmissor importante que regula o humor, o apetite e o sono, sendo muitas vezes utilizado para tratar casos de depressão ou ansiedade.
Uma boa recomendação é realizar o consumo nos momentos em que sentir vontade de comer doces. No entanto, também indica-se tomar pela manhã, logo depois de acordar, ou à noite, antes de dormir, com o intuito de melhorar a qualidade do sono.
O triptofano é um aminoácido essencial. Ele é utilizado pelo cérebro junto com a vitamina B3 —a niacina —, para ajudar o corpo a produzir a serotonina, um neurotransmissor relacionado ao humor e bem-estar, popularmente conhecido como hormônio da felicidade. "Um hormônio é uma substância feita de proteínas ou gorduras.
A fruta é um carboidrato rico no aminoácido triptofano ( cada 100g da banana contém em média 18mg de triptofano). Acontece que este aminoácido é uma substância precursora da serotonina.
Colabora na prevenção do estresse e diminuição da ansiedade: a combinação de L-Triptofano e Magnésio ajuda a reduzir marcadores bioquímicos do estresse, em particular o hormônio cortisol. Aliado do sono: as duas principais biomoléculas envolvidas no sono são a serotonina e a melatonina.
Normalmente pequenas doses, como 50mg, no café da manhã, almoço e outra no jantar são indicadas porque assim o efeito das cápsulas dura todo o dia, e por isso o humor não altera muito, sendo mais fácil cumprir a dieta.