Em primeiro lugar, república vem do latim res publica que significa "coisa pública", "coisa do povo". Nesse sentido, um governo republicano é aquele que põe ênfase no interesse comum, no interesse da comunidade, em oposição aos interesses particulares e aos negócios privados.
A República é vista, mais recentemente, como uma forma de governo na qual o chefe do Estado é eleito pelo povo ou seus representantes, tendo a sua chefia uma duração limitada. A eleição do chefe de Estado, por regra chamado presidente da república, é normalmente realizada através do voto livre e secreto.
O Brasil comemora hoje a proclamação da República. ... O professor de Ciências Políticas Leonardo Barreto, da Universidade de Brasília (UnB), diz que, do aspecto político, o Brasil tem um regime republicano de fato – com igualdade perante a lei, eleições regulares, alternância entre governantes e separação de poderes.
Resposta. Um país republicano é um país cujo regime de estado não é imperialista, ou seja, governado por um rei nem um ditador, é república o país em que seu regime é democrático e os líderes são escolhidos pelo voto da população e não por um golpe ou pelo trono passado de pai para filho.
As virtudes republicanas são de natureza política. Virtudes da cidadania como: probidade, lisura, honra e bom nome, respeito, valor e coragem, heroismo, espírito de sacrifício, igualdade de todos perante a lei, impessoalidade e imparcialidade, desejo de servir ao bem comum.
O Estado Republicano tinha por princípio garantir, segurança, ordem pública, propriedade, além de ter mudado a forma de governo sem alterar ou conceder direitos a uma sociedade excluída desde a monarquia, ou seja, um estado autoritário e excludente.
Em um governo republicano há divisão dos poderes, separação das esferas público e privada, a existência de câmaras legislativas que se dividem em superiores e inferiores (como Câmara e Senado) e da existência de administrações políticas locais.
- Projeto Republicano Liberal: tinha como objetivo a formação de um Estado Liberal voltado para a descentralização política e a garantia de maior participação na vida pública. Esse projeto era defendido pelas elites agrárias de São Paulo e Minas Gerais.
Havia três projetos de diferentes grupos brasileiros que eram pró-republicanos: o projeto "jacobino", o projeto liberal e o projeto positivista.
Os grupos que ganharam mais destaque foram : - grupo dos militares; - grupo dos oligárquicos.