A radioatividade é a capacidade de alguns elementos de emitir energia na forma de partículas ou radiação eletromagnética.
Significado de Transmutação Desenvolvimento de uma espécie nova a partir da acumulação de mutações que ocorreram na espécie original. [Química] Ação de transformar um elemento químico em outro. Física Nuclear. ... Etimologia (origem da palavra transmutação).
Existem três emissões radioativas principais que são emitidas pelos núcleos dos elementos radioativos naturais, que são: emissão alfa (α), beta (β) e gama (γ).
O decaimento radioativo natural ocorre quando o núcleo do átomo de algum elemento químico é instável e, então, ele como que “se parte”, liberando radiações eletromagnéticas e desintegrando-se.
A emissão alfa, desintegração alfa ou decaimento alfa é uma forma de decaimento radioativo que ocorre quando um núcleo atômico instável emite uma partícula alfa transformando-se em outro núcleo atômico com número atômico duas unidades menor e número de massa 4 unidades menor.
Na equação de decaimento alfa, um átomo pai (P) transmuta em um átomo filho (F) mais radiação alfa (He). A partícula alfa é um núcleo de hélio, pois sua estrutura é composta por 2 prótons. No decaimento beta ocorre a emissão de uma partícula que pode ser um elétron ou um pósitron.
Num núcleo estável, o nêutron não decai. Um nêutron livre, ou um em um núcleo que tem muito mais nêutrons do que prótons, pode decair emitindo uma partícula beta e um neutrino. A pequena diminuição da massa atômica no decaimento é novamente a fonte de energia cinética das partículas emitidas. ...
Na emissão de partículas beta (um elétron acelerado), um nêutron vira um próton, aumento em uma unidade o número atômico do átomo. Na emissão de partícula alfa (equivalente a um núcleo de hélio), libera-se 2 prótons e dois nêutrons, ou seja, o número atômico diminui em 2 e o número de massa em 4 unidade.
Resposta. 6 partículas alfa e 3 partículas beta.