Tabela de solubilidade. Para a maioria das substâncias, o coeficiente de solubilidade aumenta com o aumento da temperatura. ... Já no caso do Ce2(SO4)3, onde a solubilidade diminui com o aumento da temperatura, ocorre uma dissolução exotérmica, ou seja, acontece com liberação de calor.
A dissociação escapulotorácica é uma entidade rara, que consiste na separação traumática da cintura escapular em relaçã ao gradeado costal, causada por um impacto violento sobre o ombro, possivelmente sob a forma de tração, como por exemplo quando um indivíduo é projetado sobre a moto e permanece com a mão agarrada ao ...
Na dissociação ocorre a separação de íons quando há ligação iônica (metal com ametal). Já na ionização, ocorre formação de íons com compostos moleculares (ligações covalente - ametal/ametal ou ametal/hidrogenio).
Dissociação iônica é a separação dos íons de uma molécula, tendo a água como solvente e ocorre com compostos iônicos. Já a ionização ocorre com com ALGUNS compostos moleculares e tem a água como solvente também, porém neste caso, ocorre a quebra da molécula quando solubilizado.
O grau de dissociação do hidróxido de amônio (NH4OH) é igual a 1,5% a 18ºC, sendo um composto molecular por natureza.
a) Base forte Para reconhecer essa característica, basta analisar o grupo Y que acompanha o hidróxido (OH) na fórmula química ou no nome da base. Se o Y da base for um metal alcalino ou metal alcalinoterroso (com exceção dos elementos berílio e magnésio), ela será forte.
1) Base solúvel: é a base que apresenta uma ótima solubilidade em água. Para determinar se uma base é solúvel, basta verificar se ela apresenta um cátion que pertence à família IA (metais alcalinos: Li, Na, K, Rb, Cs, Fr) ou se apresenta o cátion amônio (NH4+).
Classificação quanto ao número de hidroxilas
Que se pode solver ou dissolver (ex.: café solúvel; produtos de reacção menos tóxica e mais solúveis em água).