O Kanban é um sistema de controle de estoques criado para apoiar o método de produção enxuta da Toyota, o Just in time. ... Nele, os materiais necessários são disponibilizados (ou produzidos) o mais próximo possível da sua utilização na linha de produção.
O kanban pode ser utilizado em diversas áreas, como por exemplo, desenvolvimento de software, gestão de TI, novos negócios, design, finanças, marketing, operações, entre outras. O uso adequado dessa ferramenta pode trazer agilidade e organização.
Esse sistema funciona a partir da ideia de produção sob demanda, ou seja, cada atividade é realizada de acordo com a sua necessidade e na hora certa. Os insumos só devem ser comprados quando necessários, para serem entregues na fábrica apenas no momento em que serão utilizados.
De forma oposta ao taylorismo, característico do toyotismo, o Just in Time é um sistema de produção em que o produto ou matéria prima chega ao local necessário, para seu uso ou venda, sob demanda, no momento exato em que for necessário.
As características do sistema JIT, o planejamento e a responsabilidade dos encarregados da produção pelo refinamento do processo produtivo favorecem a redução de desperdícios. Existe também uma grande redução dos tempos de setup, interno e externo, além da redução dos tempos de movimentação, dentro e fora da empresa.