O Que Repblica E Monarquia?

O que Repblica e monarquia

Na monarquia o chefe de Estado se mantém no poder durante toda a vida, ou até abdicar. Na república, o chefe de Estado é eleito democraticamente para um determinado período de tempo.

O Politize! já apresentou para você os principais sistemas de governo de hoje em dia. Temos de um lado o presidencialismo, que é adotado no Brasil; de outro lado, temos o parlamentarismo, sistema vigente em vários países europeus; e existe também um meio termo entre esses dois sistemas: o semipresidencialismo, também adotado por alguns países na Europa.

A vez do presidente

Além das formas e sistemas de governo, os países podem ter dois tipos de regime político: autoritário (em que o povo não tem liberdade de escolher os representantes) e democrático (em que os cidadãos elegem representantes por meio de eleições). Um país pode ter a república como forma de governo e possuir um regime autoritário (caso da China). Ou ser uma monarquia e ter um regime democrático (como acontece com as monarquias parlamentares).

Como você pode imaginar, uma república não possui um monarca, afinal, se fosse assim, não haveria motivos para não chamá-la de monarquia. Mas se não há um líder vitalício que transfere seus poderes para seus herdeiros, quem assume seu lugar?

Tipos de república

Tipos de república

A monarquia é uma forma de governo. Nela, o chefe de Estado se mantém no poder durante toda a vida ou até abdicar do cargo. É a forma de governo em vigor mais antiga no planeta.

Em uma monarquia constitucional ou parlamentarista, a figura do monarca fica resumida a garantir que todas as instituições do Estado estejam em funcionamento. Assim, o rei seria a personificação da autoridade do Estado, comandado pelo primeiro-ministro.

Bruno André Blume

Em 1831, nove anos depois de se tornar o primeiro imperador brasileiro, Pedro I abdicou do trono, em meio a uma grande reprovação interna de seu governo. Ele retornou a Portugal, onde se desenrolava outro conflito político grave envolvendo a monarquia. O trono ficou para seu filho de cinco anos de idade, que anos mais tarde assumiria oficialmente o cargo, como Dom Pedro II.

Copyright Grupo Perfil. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Perfil.com Ltda.

Veja também:

Veja também:

Entretanto, com o passar do tempo, a figura do rei como um líder que governa sozinho passou a ser questionada pelos próprios burgueses e outros cidadãos. Por pretenderem também fazer parte do governo do país, sendo consultados sobre as tomadas de decisão.

Uma após a outra, as monarquias foram caindo e dando espaço para as Repúblicas – o que simbolizava na época uma democratização do poder – apoiadas pela Burguesia, que finalmente viu a chance de conquistar o poder que lhes era negado pela realeza, nobreza e clero.

Origem da república

Apesar das transformações nos séculos seguintes, a maioria dos historiadores considera as repúblicas antigas muito importantes. Pois seriam cruciais para a construção das repúblicas como as conhecemos hoje.

Também existem registros de repúblicas antigas, como as de cidades da Grécia antiga e de Roma. Mas elas tinham estruturas muito menores do que as repúblicas modernas. Estas começaram a aparecer no século XVIII, com o trabalho de filósofos como Voltaire, Rousseau e Montesquieu, e com as revoluções americana e francesa, que acabaram por espalhar o ideal republicano mundo afora.

Diferença entre Monarquia e República: Características da República

Apesar de períodos da história em que houve monarquias absolutistas, atualmente o tipo de monarquia mais comum é a constitucional. Nesta forma de monarquia, o rei ou rainha não detém poderes sobre o governo, sendo apenas uma figura política.

Na república, o cargo que costumava ser exercido por um rei passa a ser exercido por uma pessoa escolhida diretamente pelo povo, geralmente chamado de presidente ( às vezes também de primeiro-ministro, no caso de repúblicas parlamentaristas). Normalmente, o presidente é, ao mesmo tempo, o chefe de Estado e o chefe de governo, exceto nas repúblicas parlamentaristas. O seu tempo no poder costuma ser curto e muito bem definido. Ele também não tem como transferir seu cargo para uma pessoa de sua família ou de seus círculos.

Um exemplo de um bom monarca é São Luís IX, Rei da França, considerado por vários historiadores como um dos governantes mais justos da terra. Ele realizou obras de caridade (criação de hospitais primitivos e orfanatos), regulamentou a justiça e introduziu a presunção da Inocência ( ninguém é culpado até que se prove o contrário), conservou e restaurou obras literárias da antiguidade e passava horas montado no cavalo ouvindo diretamente a população.

República

O presidente no parlamentarismo é visto como uma figura simbólica, de poderes limitados. Por isso, é um sistema bastante semelhante à monarquia constitucional, mas com troca de chefe de Estado após mandato de tempo definido.

A Constituição, por sua vez, deve ser emanada do povo. Este irá então definir as regras a que a sociedade se submete e que devem ser a base para o governo. Geralmente, o governo é presidido pelo primeiro-ministro, que é uma figura eleita democraticamente.

Como reagiu a monarquia diante da ideia da República?

Os militares formaram um grupo para governar provisoriamente o País, com Deodoro da Fonseca no cargo de presidente. Desapareceu, assim, a única monarquia que ainda existia na América! ... O povo praticamente só assistiu ao movimento de tropas militares que colocou fim à monarquia.

Como foi a transição da monarquia para a República Romana?

A transição política da Monarquia à República foi seguida de graves tensões sociais internas que foram aproveitadas pelos povos vizinhos para reduzir o controle territorial de Roma e conseguir sua desaparição. ... Os que conjuraram em 509 a.C. não tinham prevista nenhuma fórmula institucional para substituir a monarquia.

Qual é a diferença entre república e democracia?

A democracia é, de certa forma, um ideal. Ela não é algo palpável, mas sim um conjunto de ideias que podem ou não ser aplicados em regimes políticos. A república, por sua vez, é uma organização política que utiliza conceitos que vêm dos pensamentos democráticos.

O que seria uma monarquia?

Significado de Monarquista substantivo masculino e feminino Seguidor ou partidário da monarquia e de suas ideologias monárquicas. Etimologia (origem da palavra monarquista).

Quais os principais motivos que levaram ao fim do regime imperial no Brasil?

Essa época foi marcada por importantes eventos no Brasil, como a Guerra do Paraguai. Durante esse período, o país passou por transformações que levaram ao fim do trabalho escravo e à chegada de milhares de imigrantes no país. O golpe militar que conduziu à proclamação da República deu fim à monarquia em 1889.

Como aconteceu a crise e o fim da monarquia?

A Proclamação da República aconteceu no dia 15 de novembro de 1889 e foi resultado de uma articulação entre militares e civis insatisfeitos com a monarquia. ... Esses grupos se uniram em um golpe que derrubou a monarquia e expulsou a família real do Brasil.

Em que os republicanos acreditavam?

Republicanismo é a ideia de governo que critica a monarquia e o centralismo do poder. ... Entretanto, com o passar dos anos, os republicanos que viviam no Brasil acreditavam que o atraso, principalmente econômico, era resultado da forma de governo vigente.

Qual foi a fase responsável pela instalação e consolidação do regime República?

O protagonismo assumido pelos militares na política não se encerrou com o golpe que implantou a República no Brasil. ... O fato de dois marechais ocuparem a presidência nos anos iniciais da República fez com que muitos historiadores denominassem o período de República da Espada (1889-1894).

Como ocorreu a transição de Roma deixando de ser uma monarquia e se tornando uma República?

A Queda da monarquia romana foi uma revolução política na Roma Antiga ocorrida por volta de 509 a.C. que resultou na expulsão do último rei de Roma, Lúcio Tarquínio Soberbo, e na fundação da República Romana. ... O exército romano apoiou Bruto e o rei foi exilado.

Como foi formada a monarquia romana?

A monarquia começou a partir da união de povos que viviam na península Itálica, em torno de uma estrutura defensiva e de uma figura política, o Rex ou Rei, com o objetivo de se defender dos Etruscos ao norte da península Itálica.

Porque não se pode confundir democracia com a república?

República não é sinônimo de democracia, de moralidade ou de legalidade. República é apenas uma forma de organização do poder na qual os cidadãos elegem o chefe de estado. ... E existem monarquias democráticas (Noruega, Dinamarca e Suécia, por exemplo) e autocráticas (Arábia Saudita, Omã e Suazilândia, por exemplo).