1 Ato ou efeito de mentir; cantiga, fraude, pomada. 2 Afirmação que se opõe à verdade; informação enganosa ou controvertida; enredo, moca. 3 Costume ou hábito de contar mentiras.
1 engano, falsidade, fraude, embuste, embustice, impostura, enredo, farsa, trapaça, lorota, balela, peta, burla, lenda, história, logro, invencionice, invenção, inverdade, novela, patranha, calúnia, pulha, pala, mendacidade, maranhão, encravação, moca, pomada, pretexto, carapetão, patacoada, patarata, intrujice, ...
1 Que é fundamentado em mentiras; falacioso. 2 Que conduz ao erro; ilusório, inexato. Que ou aquele que mente ou presta declarações ou informações falsas; chico, faveiro, mentireiro, patranheiro, potoqueiro, pregador. ETIMOLOGIA der de mentira+oso.
Significado de Mentira substantivo feminino Ação ou efeito de mentir; engano, ludíbrio. ... Ideia equivocada; aspecto ou aparência que induz em erro. Aquilo que busca enganar, iludir; ilusão.
MENTIRA – do Latim mentior , “faltar à palavra dada, fingir, imitar, dizer falsamente”. Em Latim ainda, menda era “defeito, falha, descuido no escrever”, do Indo-Europeu mend-, “defeito físico, falha, aleijão”. Uma origem muito adequada, pois uma mentira é um fato aleijado, sem as pernas da verdade para se sustentar.
Antes de mais nada, é importante clarificar exatamente o que é um mentor: é aquele que dá suporte e encorajamento para que a outra pessoa gerencie seu próprio aprendizado, maximize seu potencial, desenvolva seus skills, aprimore sua performance e se torne a melhor pessoa que ela possa vir a ser.
Mentira. Ato através do qual um emissor altera ou dissimula deliberadamente aquilo que ele reconhece como verdadeiro, tentando fazer com que o ouvinte aceite ou acredite ser verdadeiro algo que é sabidamente falso.
A mentira como proteção A psicologia explica que as pessoas mentem porque esta é uma ação que funciona e, a partir daí, continuam mentindo para obter bons resultados. Ainda que a mentira traga perdas e seja sempre um risco, ela funciona como um mecanismo de proteção para evitar dor ou para obter alguma coisa.
A Verdade acontece naturalmente, enquanto que a mentira deixa de ser uma atitude natural. A Verdade não deixa dúvidas, enquanto que a mentira se alimenta dela. A Verdade produz bons frutos, enquanto que a mentira apodrece os mesmos. A Verdade leva você ao Ser superior, enquanto que a mentira te distância Dele.
Na verdade, a mentira é tão natural e inconsciente que chega a ser uma reação automática a determinados acontecimentos. Seja aquela mentira ingênua e despercebida, ou aquela que acompanha a traição.
No contexto da interação interpessoal, no qual são utilizados recursos comportamentais como gestos, expressões faciais, postura corporal e modulação de voz, destaca-se o fenômeno da mentira, que é caracterizada pela dissimulação de ideias, sentimentos e emoções.
Não deixe que pareça que você quer mudar de assunto o mais rápido possível. Dê detalhes na quantidade suficiente antes de continuar a conversa e falar sobre outra coisa. Enriqueça a mentira. Caso tenha alguma evidência que possa tornar a mentira mais convincente, mesmo que seja bem vaga, aproveite-a.
A psicóloga diz que 90% das mentiras são contadas por proteção ou medo e são importantes para a vida em sociedade. “Uma mentira branca as vezes é necessária para o relacionamento”, comenta. Segundo ela, há momentos em que a verdade pode ser agressiva. “Falar o que se pensa o tempo todo pode agredir muito as pessoas.
Fato é que mentir acabou virando um hábito socialmente aceitável. A mentira permeia todos os aspectos da nossa vida. Ainda assim, apesar de sua onipresença, a maioria de nós não é muito boa em detectá-la.
Mentir uma vez ou outra faz parte do comportamento humano, é normal e todos nós fazemos, em maior ou menor grau. O problema surge quando a pessoa mente com frequência e entra num ciclo em que as falsas histórias acabam se tornando um estilo de vida. Mentir compulsivamente é uma doença conhecida como mitomania.
Uma maneira segura de investigar uma mentira através de sinais subjetivos é estabelecendo um parâmetro para a pessoa que você acha que pode estar mentindo....Conheça-os:
8 dicas para lidar com o mentiroso
18 características de um bom mentiroso
O que Falar para Pessoa Mentirosa
Difamação (Artigo 139), que ocorre quando se propaga a terceiros qualquer informação, fatos, problemas físicos e de saúde, fotos e vídeos que possam causar constrangimento e comprometer a imagem e reputação de uma pessoa. A difamação pode ser fruto de uma mentira.
Mitomania: mentir é doença A mentira pode ser considerada uma patologia e tem um nome: mitomania. Neste quadro clínico inserem-se as pessoas que contam mentiras compulsivamente. De acordo com Júlia Machado, “este tipo de comportamento é causado por um transtorno/perturbação psicológico/a.
O mitômano, ou mentiroso crônico, como é chamado o paciente com essa patologia, faz isso sem mesmo perceber. A mentira é algo tão compulsivo para esse indivíduo que interfere até mesmo a sua capacidade de julgar racionalmente uma situação, seja nos seus relacionamentos, seja na sua vida em sociedade.
8 dicas para lidar com o mentiroso