Et tu, Brute? (pronunciado [ɛt ˈtuː ˈbruːtɛ]) é uma expressão latina que significa "e tu, Brutus?" ou "até tu, Brutus?", e que teria sido proferida pelo ditador romano Júlio César, no momento de seu assassinato, ao seu filho adotivo Marco Bruto.
Marco Júnio Bruto, o Velho
Na sua peça teatral Júlio César (original: The Tragedies of Julius Caesar), escrita provavelmente em 1599, o epílogo da vida de César se dá com a famosa frase, recitada em latino: “Et tu, Brute?” (Até tu, Brutus?)/span>
Segundo o professor de língua portuguesa Ari Riboldi, a frase remete a uma famosa história da Idade Antiga. No século I A.C., o imperador romano Júlio César foi vítima de uma conspiração de senadores para tirá-lo do cargo. Entre eles estava o seu filho adotivo Marcus Brutus. ... "Até tu, Brutus, filho meu?".
"Até tu, Brutus" Os senadores eram obrigados a aprovar projetos de lei que nem haviam lido. ... No dia 15 de março de 44 a.C., foi assassinado com 23 facadas, nas escadarias do Senado, por um grupo de 60 senadores, liderados por Marcus Julius Brutus, seu filho adotivo, e Caio Cássio./span>
Marcos Junio Brutus, um conspirador e político romano, cometeu suicídio em um dia como este, ano ano de 42 a.C, após a derrota na segunda Batalha de Filipos. ... Em 23 de outubro, o exército de Brutus foi esmagado por Otaviano e Antônio em um segundo encontro em Filipos, quando Brutus se matou.
15 de março de 44 a.C.
53 a.C.
Após a morte do general Júlio César, em 44 a.C., as disputas pelo poder reiniciaram-se. ... A disputa pelo poder levou Otávio a afastar Lépido, pondo fim ao Segundo Triunvirato e concentrando suas forças contra Marco Antônio. Marco Antônio estava cada vez mais próximo do Oriente, chegando a desprezar as tradições romanas.
Largo di Torre Argentina, Roma, Itália
Marco Antônio foi o sucessor de Júlio César e morreu em 30 a.C.,com 52 anos de idade./span>
RESPOSTA: ele nasceu 82 a.C./span>
Augusto, o primeiro imperador de Roma era o sobrinho de Júlio César, além de ser seu filho adotado, portanto, seu herdeiro. O imperador que o substituiu foi Tibério (governou de 14 a 37), que foi filho adotivo de Augusto./span>
Cláudio, o novo imperador, casa-se com Agripina, adota Nero e o declara seu sucessor, enquanto Britânico, filho de Cláudio foi preterido da política./span>
Escolhidos pelo Senado ou por adoção régia. Em todo caso, dependia da aprovação do Senado, mesmo se fosse filho sangüíneo do imperador. Os dois imperadores escolhidos pelo Senado, foram, Otaviano e Nerva. ... E Nerva, era um Senador, que foi escolhido pelos companheiros como o mais apto a ocupar o cargo, que estava vazio.
Augusto (em latim: Gaius Iulius Caesar Octavianus Augustus; Roma, 23 de setembro de 63 a.C. – Nuvlana, 19 de agosto de 14) foi o fundador do Império Romano e seu primeiro imperador, governando de 27 a.C. até sua morte em 14 d.C..
A autoridade legal do imperador derivava duma extraordinária concentração de poderes individuais e cargos já existentes na República Romana, mais que dum novo cargo político. Os imperadores continuavam eleitos regularmente como cônsules e como censores, mantendo a tradição republicana.