O urobilinogênio é um produto da degradação da bilirrubina pelas bactérias presentes no intestino, que é levado para o sangue e excretado pelo rim. No entanto, quando há grande quantidade de bilirrubina produzida, acontece um aumento na concentração de urobilinogênio no intestino e, consequentemente, na urina.
A ureia é uma substância produzida pelo fígado, como resultado do metabolismo das proteínas provenientes da alimentação. Após metabolização, a ureia circulante no sangue é filtrada pelos rins e eliminada na urina.
A Creatinina e Ureia são duas substâncias presentes na corrente sanguínea, que podem ser dosadas através de exames de sangue quando se pretende fazer uma avaliação da função dos rins.
Sintomas da uremia
Uma dieta hipoproteica, com restrição sobretudo de carne vermelha de origem animal é recomendada. Pacientes com problemas renais devem também restringir sal, alimentos muito ricos em potássio ( como água de coco, banana ) e obrigatoriamente evitar carambola.
Assim, pode ser indicado pelo nutricionista a diminuição do consumo de proteínas, sal e alimentos ricos em fósforo e potássio. Confira como deve ser a alimentação para insuficiência renal.
O que acontece quando os rins deixam de funcionar? Quando os rins começam a parar, vão deixando de realizar todas as suas importantes funções. Água e resíduos em excesso acumulam-se no sangue, num processo chamado de uremia.
A insuficiência renal crônica em cães, conforme explica a médica veterinária da Petz, Dra. Carolina Pozzebom, ocorre quando os rins do cachorro não conseguem executar essas atividades básicas para o bom funcionamento de seu organismo. Ou seja, eles perdem a capacidade de filtrar o sangue e de poupar água.