O que policitemia neonatal? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.
A policitemia é uma concentração anormalmente alta de glóbulos vermelhos. Esse distúrbio pode resultar de pós-maturidade, diabetes na mãe, transfusões feto-fetais, nas quais o sangue flui de um feto para outro, ou baixa saturação de oxigênio no sangue do feto.
O que é policitemia e Hiperviscosidade?
A policitemia é o aumento anormal da massa de hemácias, definida nos neonatos como hematócrito venoso ≥ 65%, o que pode provocar hiperviscosidade com sedimentação do sangue no interior dos vasos e, às vezes, trombose.
O que é policitemia assintomática?
A policitemia pode ser assintomática ou cursar com sinais agudos e/ou sequelas tardias. Os sinais clínicos surgem habitualmente pelas 6 horas de vida. Correlacionam-se mais com a hiperviscosidade que com o valor do hematócrito e por vezes são secundários a alterações metabólicas como a hipoglicemia e hipocalcemia (17).
São considerados sintomas da policitemia e Hiperviscosidade?
São considerados sintomas da policitemia e hiperviscosidade:
Bradipneia, pele rósea e poliúria.
Cianose, hipertensão e bradipneia.
Cianose, taquipneia, tremores e oligúria.
Convulsões, priapismo e secreção sanguinolenta.
O que é a síndrome de Hiperviscosidade?
Síndrome de hiperviscosidade (SH) é uma emergência oncológica classicamente conhecida por três características: déficit neurológico, alterações visuais e sangramento de mucosas.
Como tratar a viscosidade do sangue?
A síndrome da hiperviscosidade refere-se a um grupo de sintomas causados pelo aumento da viscosidade do sangue....O tratamento varia de acordo com o fator desencadeantes da hiperviscosidade sanguínea e inclui:
Plasmaferese;
Flebotomia;
Transfusão de sangue;
Hidratação;
Quimioterapia.
O que é a doença policitemia?
A policitemia vera, assim como a mielofibrose, é um tipo de câncer do sangue que pertence ao grupo das doenças mieloproliferativas. Ela acontece devido a uma mutação das células da medula, que afeta principalmente a produção de glóbulos vermelhos (hemácias ou eritrócitos).