Gases do Efeito Estufa e Fontes de Emissão A Revolução Industrial iniciada na Inglaterra no século XVIII está diretamente associada ao aumento do uso de combustíveis fósseis como: o carvão, o gás natural e os derivados de petróleo (gasolina, óleo diesel, óleos combustíveis, entre outros).
Os combustíveis fósseis recebem esse nome porque sua origem está ligada à decomposição de restos de animais e plantas durante milhares ou, às vezes, milhões de anos. São amplamente utilizados desde a Revolução Industrial, pois possuem uma grande capacidade de produção de energia e um alto poder de calor.
Com a revolução industrial, o petróleo e o gás tomaram conta da matriz energética mundial e fundamentalmente essa fonte estabeleceu-se como o principal em função do transporte e da facilidade da extração, principalmente por que a biomassa tradicional requeria muito impacto ambiental e degradação ao solo.
Resposta: Madeira, carvão mineral, combustíveis fósseis, gasolina, disel, energia nuclear, álcool anidro.
Trata-se de uma fonte de energia renovável e limpa; Os riscos ao meio ambiente são mínimos; O volume de água do mar é grandioso, o que permite a geração de uma grande quantidade de energia elétrica; Depois de instalados, a manutenção dos equipamentos geradores de energia não exige muitos investimentos.
As vantagens da Energia das Ondas e Marés A constância e previsibilidade da ocorrência das marés; O facto de as marés serem uma fonte inesgotável de energia; A sua fiabilidade; O facto de serem uma fonte de energia não poluente.
Vantagens
Principais características das fontes de energia
Comparação das Vantagens e Desvantagens da Energia Solar Fotovoltaica