“Bolinhas no corpo é um termo muito amplo que pode representar alergia, foliculite, miliárias ou outros tipos de lesões inflamatórias, como a urticária. Além disso, elas também podem aparecer em resposta a algum tipo de reação irritativa ou inflamatória na pele, como a acne”, afirma a Drª Tatiane.
A mucocele não é contagiosa e, geralmente, regride naturalmente sem a necessidade de tratamentos. Entretanto, em alguns casos, pode ser necessária uma pequena cirurgia, feita pelo odontologista, para remover o cisto e a glândula salivar afetada.
5 passos para eliminar calos em casa
Calos e calosidades são espessamentos irritantes, às vezes dolorosos, que se formam com o atrito da pele com uma área de pressão excessiva. Sintomas e sinais de calos e calosidades incluem: região espessa e pele áspera, ranhuras na pele, área de pele escamosa e seca e dor ou sensibilidade da área afetada.
Uma boa forma de eliminar calos secos é aplicar uma mistura de aspirina com limão, pois a aspirina contém substâncias que ajudam a eliminar a pele seca enquanto que o limão amolece e renova a pele, ajudando a remoção completa do calo.
As calosidades plantares são causadas por excesso de pressão em pontos específicos dos pés, e isso pode ser eficientemente corrigido com técnicas de reabilitação fisioterápica.
Diferentes tipos de calos nos pés
Calos e calosidades são áreas circunscritas de hiperqueratose em locais de pressão intermitente ou atrito. Calos são mais superficiais, abrangem áreas maiores da pele e geralmente são assintomáticos. Calosidades são mais profundas e focais e geralmente dolorosas. O diagnóstico baseia-se na aparência clínica.
Calos são áreas endurecidas da pele que se tornam grossas e rígidas como respostas orgânicas a contatos e pressões repetidos e que visam proteger os tecidos das camadas inferiores da pele .