Sistema parlamentarista, sistema parlamentar ou simplesmente parlamentarismo é um sistema de governo democrático, em que o poder executivo baseia a sua legitimidade democrática a partir do poder legislativo (representado pelo parlamento nacional); os poderes executivo e legislativo são, portanto, interligados neste ...
Buscando uma limitação dos poderes políticos de João Goulart e como forma de permitir a posse do então vice presidente, militares mudaram o sistema político brasileiro de presidencialista para parlamentarista, tendo como primeiro ministro Tancredo Neves.
No parlamentarismo, regime constitucional de Repúblicas ou Monarquias, o Poder Executivo é exercido pelo Primeiro- Ministro, que é quem governa com o apoio do Parlamento, da Câmara. Assim, quando o Parlamento retira seu voto de confiança, o gabinete de Ministros automaticamente apresenta sua renúncia.
O termo «primeiro-ministro» enfatiza a sua primazia em relação aos outros ministros do governo ou gabinete ao qual ele pertence. ... Presidente do governo: em Espanha, Rússia, República Checa e Croácia. Chefe do governo: no Marrocos e na Tunísia.
0180. d0001de0001: Primeira página de documento com notas taquigráficas de reunião do conselho de ministros. Atas, minutas e notas taquigráficas das reuniões do Conselho de Ministros, presidida pelo Primeiro-Ministro Tancredo de Almeida Neves.
Nomeação. O Primeiro-ministro é nomeado pelo Presidente da República, depois de uma consultação feita pelos partidos à Assembleia da República e observação dos resultados eleitorais. Tradicionalmente, o chefe de Estado designa o chefe do partido maioritário.
A posse de João Goulart foi aceita com a condição de o Congresso instituir o parlamentarismo, que reduziria as prerrogativas do presidente da República e deixaria o governo ser exercido diretamente pelo gabinete ministerial.
Chefe de governo é uma posição ocupada, num sistema parlamentarista de governo, pelo indivíduo que exercerá as funções executivas e/ou a função de chefiar o Poder Executivo. Em sistemas presidencialistas, o Chefe de Estado (normalmente chamado de presidente) ocupa também a Chefia de Governo. ...
O Chanceler, na Igreja Católica, tem a função de cuidar da chancelaria das cúrias diocesanas dando respaldo legal aos despachos dos bispos e dos documentos oficiais. Um documento canônico só tem validade legal quando assinado pelo bispo e pelo chanceler, que além de despachar faz o registro e o arquivo de uma cópia.
Significado de Chanceler substantivo masculino e feminino Ministro das Relações Exteriores em alguns países. Chefe de Estado em certos países; primeiro-ministro: a chanceler Alemã virá ao Brasil.
Chanceler é o nome comumente atribuído ao ministro das Relações Exteriores. Ou seja, o chanceler é um ministro como qualquer outro, subordinado diretamente ao Presidente da República.
Merkel nasceu em Hamburgo, na Alemanha Ocidental, e mudou-se para a Alemanha Oriental ainda criança, quando seu pai, um clérigo luterano, recebeu um pastorado em Perleberg. Ela se formou em química quântica em 1986, e trabalhou com pesquisas científicas até 1989.
O Chefe de Governo na Alemanha recebe tradicionalmente o nome de Kanzler (chanceler). O nome atual do cargo é Bundeskanzler (Chanceler Federal); entre 1871 e 1945, era Reichskanzler (Chanceler Imperial).
Tem um sistema parlamentar em que o chefe de governo, o Bundeskanzler (Chanceler), é eleito pelo parlamento. O parlamento, chamado Bundestag, é eleito de quatro em quatro anos por voto popular, usando um complexo sistema que combina o voto direto com representação proporcional.
República federal
A Constituição alemã de 1949 estabeleceu o cargo de Presidente da Alemanha (Bundespräsident), que é entretanto um posto meramente cerimonial, desprovido na sua maior parte de qualquer poder político.
Frank-Walter Steinmeier
Os representantes do povo alemão são eleitos de quatro em quatro anos por meio de eleições livres e secretas. ... São tecnicamente eleitos pelas listas estaduais dos partidos (Zweitstimme, segundo voto) e a outra metade pelo voto individual em 299 distritos eleitorais (Erststimme, primeiro voto).
A Alemanha é uma república federativa, com sistema de governo parlamentarista e capital em Berlim. No regime parlamentarista alemão, o Poder Executivo convive diretamente com o Legislativo, porque o chanceler federal e seus ministros são deputados e freqüentam quase todo dia as seções plenárias.
A economia da Alemanha é a economia mais importante da Europa e é a quarta potência econômica mundial depois dos Estados Unidos, China e Japão. É uma economia de mercado na qual a seguridade social tem um peso muito grande na economia, tendo os alemães direitos sociais muito extensos.
Schleswig-Holstein A Alemanha é uma república parlamentar composta por 16 estados federados, denominados Bundesländer (no singular Bundesland).
Os estados mais ricos da Alemanha