Resposta: Quando um corpo neutro é colocado em contato com um corpo carregado eletricamente, as cargas do corpo carregado passam para o neutro. Dessa forma, ambos ficam carregados com cargas iguais.
Repulsão elétrica (somente repulsão, repulsão eletrônica ou ainda repulsão eletromagnética) é o fenômeno do afastamento entre duas partículas que possuem cargas elétricas idênticas, ou melhor, de mesmo sinal (positivo, positiva; ou negativo, negativo).
Eletrodinâmica é o ramo da Física que estuda o movimento das cargas elétricas. A movimentação dessas cargas é obtida quando se aplica uma diferença de potencial elétrico entre dois pontos de um meio condutor. Além disso, a corrente elétrica é uma das grandezas fundamentais da eletrodinâmica. ...
se tu quiser fazer alguma coisa desse tipo e tá preocupado com o aterramento podes enconstar a tua mão na parede ou estender um fio que esteja enfiado na terra até o teu quarto e prender ele numa chapa de metal e finalmente usar a chapa de metal para descarregar a eletricidade estática.
Método 2 de 3: Esfregando uma bexiga na lã para gerar eletricidade estática
Esse tipo de eletrização ocorre quando atritamos dois objetos, inicialmente neutros, e há a transferência de elétrons de um para o outro. O produto desse tipo de eletrização é um objeto carregado positivamente e outro carregado negativamente. Esse tipo de eletrização acontece, por exemplo, quando penteamos os cabelos.
Como brincar
Atração e repulsão elétrica. Dois corpos com excesso de cargas elétricas de mesmo sinal sempre se repelem. Assim, quando dois balões sofrerem repulsão elétrica mútua, pode-se afirmar que eles estão eletrizados com cargas de mesmo sinal. ... Se as cargas forem opostas, ocorrerá atração elétrica.
Esfregue a bexiga no cachecol. A bexiga gruda em todos os lugares: na parede, no cabelo, no rosto... Essa esfregação toda cria uma carga de eletricidade na bexiga, a eletricidade estática. Ela faz com que a bexiga grude em todos os lugares.
Nos balões o ar quente fica retido, como ele é menos denso que o ar do ambiente, o empuxo sobre o balão é maior que a força peso, assim sendo, o balão sobe na atmosfera.
1- Podemos dizer que na imagem está representado um balão de ar quente, que foi usado por muito tempo como meio transporte para muitas pessoas, sendo usando um principio que faz o ar quente perde a sua inercia.
O balão explode quando a diferença entre a pressão interna e a pressão externa faz com que ele se expanda e estoure a borracha. Isso é o que ocorre com balões de festa, que chegam até uns 9 km de altitude.
Uma tampa em forma de pára-quedas pode ser aberta para soltar o ar quente. O ar frio entra pela boca do balão e aumenta a densidade do ar interno – fazendo o balão descer. Para subir, o piloto liga o maçarico (aquecendo e diminuindo a densidade do ar interno).