O chamado teste Cooper consiste em uma corrida de 12 minutos, em que se mede o consumo máximo de oxigênio pelo corpo (VO2max) para estabelecer parâmetros de condicionamento. Mas seus conceitos foram muito além dos limites do exército, dando início a um novo conceito de saúde pelo esporte.
Para fazer o teste de Cooper, a pessoa deve correr ou caminhar, sem interrupções, durante 12 minutos, numa esteira ou em uma pista de corrida mantendo um ritmo ideal de caminhada ou corrida. Após este período, deve ser registada a distância que foi percorrida.
Também pode ser aplicado a pessoas de todos os níveis de condicionamento físico e com idades entre 10 a 70 anos. Desvantagem: A estimulação constante do avaliado se faz necessária e o desempenho neste teste pode ser extremamente afetado pela motivação.
Para medir o VO2 pode-se realizar o teste de ergoespirometria, também chamado de teste da capacidade pulmonar ou teste do esforço, que é realizado numa esteira ou bicicleta ergométrica, com a pessoa usando uma máscara no rosto e com eletrodos colados no corpo.
Espera-se de um homem saudável que ele alcance no esforço um VO2 máximo em torno de 35 a 40 ml/(kg. min), ou seja, 10 vezes o VO2 de “repouso“ (ou 10 METS). Atletas de elite chegam a alcançar um VO2 máximo de 70 ml/(kg. min), ou seja, conseguem aumentar em até 20 vezes o VO2 de repouso.
O teste de corrida vai-e-vem ou shuttle run de 20 m (SR-20m) é um dos testes de campo mais utilizados para estimativa do VO2máx e diagnóstico da aptidão cardiorrespiratória em diferentes populações.
Duas marcas são colocadas a uma distância de 20m entre elas e uma área de descanso medindo 5m é colocada no lado inicial. O atleta/árbitro deve deslocar-se de uma marca à outra numa velocidade que é determinada pelo ritmo do áudio. A velocidade é regularmente aumentada a cada estágio.
O VO2máx é usado para medir o “condicionamento” e o quão “condicionável” é o indivíduo. Costuma ser o melhor índice fisiológico para classificação e triagem de atletas. E mais, normalmente é genético, não podendo ser melhorado muito acima de 20 ou 30%.
O teste de 2400 metros Cooper (1968), é um teste utilizado para verificar o nível de condicionamento físico, visando cronometrar o tempo gasto pelo avaliado para percorrer a distância de 2400 metros, devendo ser aplicado de preferência em velocidade constante durante toda a prova, aplicando fórmula para estimar o VO2 ...
Conhecido por ser um aparelho de avaliação de flexibilidade, o Banco de Wells é utilizado para as avaliações físicas que testam a flexibilidade da parte posterior do tronco e pernas. Para o teste, a pessoa precisa sentar-se de frente para o banco, levando os pés ao apoio com os joelhos estendidos.
APLICABILIDADE DO TESTE ABDOMINAL (1 MINUTO) Os cotovelos deveriam tocar os joelhos na flexão anterior da coluna e cada repetição foi contada no momento em que o sujeito retornasse à posição inicial.
melhora o nível de colesterol. aumenta a capacidade cardiorrespiratória. reduz os riscos de infarto. aumenta a massa muscular.
Queima as calorias: Caminhar queima 150 calorias, pois o corpo em movimento eleva a temperatura interna. Controla a fome: A caminhada controla a fome, porque ela reduz a sensação de fome. Eleva o humor: Caminhar ativa os sensores de prazer localizados no cérebro, liberando hormônios como a serotonina e a endorfina.
Benefícios para o corpo A prática regular ajuda no melhor funcionamento cardíaco e auxiliando na redução da pressão arterial. Além disso, a corrida ajuda na redução do LDL (colesterol ruim) e na melhora do HDL (colesterol bom).
Quando corremos, cada passada testa nosso corpo. ... A sensação de correr nos distrai do que acontece ao corpo em cada passada. O coração acelera e sentimos o suor escorrendo à medida que a temperatura corporal aumenta. Sentimos o vento no rosto e sensação de liberdade.
- Os principais músculos utilizados na corrida envolvem os membros inferiores, que seriam o glúteo máximo (que faz o contorno), quadríceps (que faz a extensão do joelho e ajuda a absorver o impacto do peso durante a corrida). A musculatura posterior da coxa e a panturrilha também são fundamentais - disse.
15 principais benefícios da corrida
Alguns especialistas apontam que 45 minutos por dia, de 3 a 4 vezes por semana, basta. esse ritmo e com uma dieta balanceada, é possível ter um emagrecimento saudável e ver resultados.
Correr durante 25 minutos todos os dias é uma estratégia altamente eficaz para queimar gordura abdominal. Assim como adotar uma alimentação de restrição calórica, pobre em gorduras e açúcares para que o corpo gaste a gordura acumulada em excesso.
Combinar as duas atividades é o mais eficiente na perda de peso, pois enquanto a corrida queima muitas calorias, o treino de força favorece a manutenção ou aumento da massa magra que irá elevar o metabolismo em repouso, resultando em maior gasto calórico diário.
Alteração da freqüência cardíaca, hipertrofia dos músculos envolvidos no exercício e distribuição mais eficiente do sangue para o corpo são apenas algumas das principais mudanças que a corrida traz ao organismo. O organismo passa a ser dependente da substância. ...
A atividade física coloca os pulmões para correr Por isso que sua respiração acelera e fica mais intensa. Esse comportamento ocorre porque os músculos dos pulmões se expandem o máximo que podem. Quem faz atividade física deixa essa região do pulmão mais resistente.
Alimentos que ajudam a ganhar massa muscular para depois do treino.
Não dormir bem também atrapalha o ganho de massa muscular Quando não dormimos o suficiente, o ganho de massa muscular fica comprometido. A musculação causa microfissuras no tecido muscular, e é durante a recuperação dessas lesões que o músculo se hipertrofia e cresce, ficando mais resistente e mais forte.
Você pode sim planejar a musculação para os mesmos dias da corrida desde que dose bem a intensidade e o tipo dos exercícios. "Não há problema em correr e, em seguida, trabalhar membros superiores, abdômen e lombar.
Enquanto que os exercícios aeróbicos como caminhar ou correr, queimam mais calorias num curto espaço de tempo e melhoram o condicionamento cardiorrespiratório, os exercícios anaeróbicos como a musculação aumentam a massa muscular, gastam mais energia e melhoram o contorno do corpo.
Conciliar treinos de força com exercícios aeróbicos pode ser bastante vantajoso para corredores. ... “Será mais eficiente do que fazer só a musculação ou só o aeróbico. Esse tipo de treinamento reduzirá o percentual de gordura e poderá aumentar a massa muscular”. Neste caso, tanto faz correr antes ou depois de malhar.
Portanto, se estiver realizando treinamento de resistência de membros inferiores e estiver correndo no mesmo dia, é melhor correr primeiro. ... Seu treino no dia seguinte seria, então, uma corrida de recuperação fácil.
Como combinar corrida e musculação Geralmente, fazer musculação duas ou três vezes por semana já é o suficiente para trazer bons resultados para o corredor. Se possível, realize os exercícios com peso em dias diferentes da corrida --ou ao menos com um intervalo de seis horas entre as modalidades.
Nem só de treinos de corrida vive um corredor....Mas, se realmente for necessário, você pode dar uma pequena pausa para recuperar o fôlego.