Consequências da contaminação: a inalação de altas concentrações de vapor de mercúrio metálico pode causar dano aos pulmões, e a inalação crônica proporciona distúrbios neurológicos, problemas de memória, erupções cutâneas e insuficiência renal.
O mercúrio é um elemento químico de número atômico 80 (80 prótons e 80 elétrons) e massa atómica 200,5 u. ... Normalmente utilizado em instrumentos de medidas (termômetros e barômetros), lâmpadas fluorescentes e como catalisador em reações químicas.
Este metal pode ser encontrado em reservas minerais de Cinábrio, também conhecido por sulfeto de mercúrio (HgS) tendo em torno de 86% do metal em sua composição. Além do desgaste da crosta terrestre que produz vapor de mercúrio.
Seja por inalação ou contato direto, o mercúrio eliminado por um termômetro quebrado ou aparelho de pressão pode causar febre, náuseas e dores de cabeça. Uma exposição prolongada ao metal pode comprometer rins, fígado, pulmão e cérebro.
Os animais que sobrevivem aos distúrbios do trato alimentar e absorvem mercúrio podem apresentar sintomas de lesão nos capilares periféricos, os existentes nos pontos por onde o mercúrio e excretado, podendo resultar em nefrose, colite e estomatite (RADOSTITS et al., 2002).
Os sais inorgânicos de mercúrio são cáusticos, e uma ingestão aguda produz uma grave gastrenterite hemorrágica com dor abdominal, muitas vezes associada a sabor metálico. Os pacientes podem apresentar sensação de queimação na boca, lesões dentárias e salivação excessiva.
Para limpar o chão, utilize pano úmido e água sanitária, lembrando-se de descartar o pano, a luva e o saco plástico após a limpeza. Não utilize, em hipótese alguma, aspirador de pó ou vassoura para recolher o mercúrio ou os pedaços do termômetro.
É recomendável limpar o termômetro algumas vezes por semana. Isso pode ser feito com sabão e água fria (ou álcool isopropílico diluído) com cuidado para limpar a ponta do termômetro.
Não há um procedimento oficial para o descarte correto do termômetro com mercúrio, mas de acordo com o Disque-Intoxicação, da Anvisa, é possível depositar o termômetro em sua embalagem plástica nos locais para descarte de pilhas, baterias e lâmpadas fluorescentes.
Como o mercúrio aparece no estado líquido em temperatura ambiente, o ideal é recolher o metal com uma seringa sem agulha e colocá-lo em um recipiente plástico contendo água; a água reduz a possibilidade da evaporação. A área afetada pelo objeto tem de ser descontaminada com uma mistura de água sanitária e água.
Nos locais onde se trabalha com mercúrio deve-se evitar derramamentos do produto, e suas embalagens devem permanecer devidamente fechadas quando não estiverem sendo utilizadas.
Metal (Lixeira de reciclagem amarela) Nas lixeiras amarelas, descarte as latinhas de cerveja, refrigerante e sucos, esquadrias e molduras de quadros, sempre prensadas ou amassadas para otimizar o armazenamento até o processo de reciclagem.
Algumas empresas ligadas à área têxtil têm programas de coleta de peças para reciclagem. Uma delas é a cadeia internacional de lojas C&A, que tem o projeto Movimento Reciclo. Como funciona? O consumidor leva suas roupas (compradas ou não na rede) até uma das 31 lojas (em 18 cidades) e as deposita em caixas de coleta.
– Entrar no site Rota da Reciclagem, da Tetrapak, e consultar onde fica o Ecoponto, Cooperativa de Catadores ou Pev (ponto de coleta voluntária) mais próximo. Daí, é só levar ate lá.
O processo de reciclagem é muito trabalhoso e a maioria dos postos de resíduos não oferecem a opção de reciclagem dos tecidos. Uma forma de descarte é entrar em contato com a fabricante do seu produto para saber se é possível devolvê-lo para, que seja feito um descarte correto para reuso ou reciclagem da peça.
Como descartar ou doar um móvel velho?
Como descartar?
Evite jogar seus sapatos no lixo. Pois sapatos são raramente reciclados e acabam em aterros ou até mesmo em rios e mares. Busque soluções junto às marcas que produzem seus sapatos, ou venha nos visitar. A Alme quer trazer uma opção para descartar calçados de forma mais adequada.
É importante que o dentista tenha em seu consultório uma lixeira com a tampa acionada pelo pedal, acondicionada com um saco de lixo especial, para evitar o contato com materiais infecciosos e cumprir as exigências da Associação Brasileira de Normas Técnicas.
A gente recicla. É só depositar as Havaianas usadas nos nossos pontos de coleta, para elas se transformarem em algo novo. Nós tomamos essa frente, mas contamos com uma parceira ao nosso lado: a Trashin, empresa que coleta as Havaianas depositadas e as coloca no ciclo.
Além disso, você também pode pendurar seus sapatos velhos em um tronco de árvore do quintal e enchê-los com comida para que os pássaros se abasteçam com frutas e sementes que pode dá-los. Mas, você pode fazer com uma bota uma casinha pendurada, combinando madeira com a estrutura do calçado.
O que fazer com as roupas velhas?
Corte o tecido com o mesmo tamanho que o tamanho do detalhe do sapato, aplique a cola para decoupage sobre a parte do sapato, com o auxílio do pincel com esponja, que espalha melhor a cola, e posicione o tecido por cima. Então, aplique uma camada generosa de cola para decoupage sobre o tecido aplicado.
Posicione o tecido sobre a parte superior do sapato e faça um corte até perto da parte do peito do pé. Aplique a cola sobre a parte superior do sapato. Vá colando as laterais do tecido até chegar à parte detrás, no calcanhar. No calcanhar, dobre a sobra de tecido e cole muito bem.
Use a cola Pegamil universal e vá passando por partes onde for pondo a renda. Essa cola seca bem rapidinho, é o tempo de passar um pouco e espalhar e colocar a renda por cima. Se for renda com desenhos mais fechados e menores (igual essa vermelha), vá colando de uma vez e corte o excesso.
Para customizar seu sapato com uma renda, você vai precisar de cola de secagem rápida e a renda escolhida. O primeiro passo é passar a cola diretamente no sapato, no local que você irá aplicar a renda. Para que ela fique retinha e não formem bolhas, é preciso ir esticando e alisando-a.
Use o pincel de esponja para passar uma camada relativamente espessa de cola no salto. Coloque o tecido no salto, o triângulo deve estar para cima. Corte uma fenda no tecido (em ambos os lados do salto) onde se encontra com o sapato para que o tecido fixe sem problemas. Deixe secar.
Passe o objeto por toda a superfície feita de veludo de modo devagar, sem pressa, com movimentos leves. Tente respeitar a direção dos pelos e não esfregue as cerdas no sentido contrário, porque isso pode afetar o aparência do sapato. Caso haja alguma mancha, você pode passar a escova mais vezes sobre esse ponto.