Sabia disso? Pois é, em pequenas doses, o estresse “bom” (chamado eustresse) ajuda a pessoa a reagir de forma positiva às situações de mudança e desafio. Isso porque o organismo produz adrenalina, que dá aquele ânimo e aquela energia para tornar a pessoa criativa e produtiva.
Trata-se de um mecanismo de defesa do organismo, que precisa se adaptar às diferentes situações e emoções. O estresse pode ser negativo (distress) ou positivo (eustress), e o corpo produz ambos diariamente, respondendo às emoções e situações vividas.
O estresse é uma característica da vida atual e quase sempre é visto como uma coisa ruim. Mas o que pouca gente sabe é que o estresse também motiva e pode ajudar a superar situações difíceis e alcançar objetivos. Esse é o estresse positivo, bem diferente daquele que causa cansaço, desânimo e provoca doenças.
Para Selye (1959, citado por Moraes, 2000), o estresse pode ser dividido em dois tipos básicos: o estresse crônico e o agudo. O estresse crônico é aquele que afeta a maioria das pessoas, sendo constante no dia-a-dia, mas, de uma forma mais suave.
Estresse
5 Remédios naturais para combater o Estresse
Veja as técnicas mais amplamente validadas
Como manter a calma: 8 técnicas e maneiras de se acalmar
O que fazem os calmantes e sedativos no corpo após uma dose (efeitos físicos agudos)? Os efeitos são: redução da ansiedade e agressividade; sedação e indução do sono; redução do tônus muscular e da coordenação; efeito anticonvulsivante.
Tomar medicação em excesso e sem supervisão médica traz prejuízos que podem até agravar sua saúde. Se por alguma razão você tem sentido a necessidade de tomar calmantes todos os dias (independente de estar vivenciando alguma situação difícil emocionalmente ou fisicamente) procure um especialista e um psicólogo.