EQST

O Que O Ato De Educar?

O que é o ato de educar?

O conceito de educar vai muito além do ato de transmitir conhecimento, educar é estimular o raciocínio, é aprimorar o senso crítico, as faculdades intelectuais, físicas e morais. O homem é um ser que precisa de orientação e informação.

Qual é a diferença entre ensinar e educar?

Segundo Moreira, a principal diferença entre os dois termos, é que o ensino significa o repasse do conhecimento e a educação representa um conjunto de hábitos e valores.

Qual o processo para educar?

Educar é um processo contínuo que tem por premissa básica garantir o aperfeiçoamento das relações humanas em sociedade. Neste processo é imprescindível a inserção de ações educativas voltadas para uma interação equilibrada e harmônica do ser humano com o ambiente em que se relaciona.

O que significa educar para a realidade?

Educar na realidade é educar as crianças no sentido da curiosidade, em tudo o que as rodeia. ... A beleza da realidade. Portanto, nossos filhos devem estar rodeados de realidade. Educar na realidade é educar nossos filhos e nossos alunos com realismo, e o ponto de partida da educação deve ser a natureza da criança.

Qual deve ser a finalidade última do ato de educar?

O ato de educar é importante para a transmissão de valores éticos, morais, republicanos, que possam ampliar, nas relações humanas, o olhar do aluno para com o outro. Cabe ao educador transformar seu aprendiz em cidadão, para que possa entregar melhores seres-humanos à sociedade.

O que é ensino contínuo?

Em síntese, a educação contínua consiste em um conceito que trabalha a ideia de que nunca é cedo ou tarde demais para aprender. Como o nome mesmo sugere, prega-se uma aprendizagem continuada, ou seja, que se estende por toda a vida da pessoa.

O que Paulo Freire fala sobre a inclusão?

Encontramos em Freire os princípios da Educação Inclusiva que se refere, a nosso ver, em questionar todos os processos de exclusão que acontecem na escola e na sociedade com todos os sujeitos; consequentemente, que pretende desenvolver um processo educacional que contemple a diversidade.

O que Paulo Freire fala sobre o processo de Ensino-aprendizagem?

Nas palavras do educador Paulo Freire, não existe ensino sem aprendizagem. ... Nessa relação de ensino-aprendizagem, educador e educando trocam de papéis o tempo inteiro: o educando aprende ao passo que ensina e o educador ensina e aprende com o outro. Assim, em uma escola, todos são educadores e educandos.

O que é educar filosoficamente?

Educar é algo que dever estar presente em nossa índole de maneira natural, partindo do conceito moral Kantiano, Educação é algo que deve estar naturalmente intrínseco no homem, enquanto ser racional, enquanto ser social e enquanto ser político.

Qual a finalidade da educação para Freud?

O dicionário de termos de psicanálise de Freud (CUNHA, 1970) define educação como “um incitamento à conquista do princípio do prazer e em sua substituição pelo princípio da realidade” (p. 54). Uma de suas funções é inibir, proibir, suprimir; exercer o representante da lei e das exigências sociais.

O que é educar uma pessoa?

O que é Educar: Educar é estimular, desenvolver e orientar as aptidões do indivíduo, de acordo com os ideais de uma sociedade determinada. É aperfeiçoar e desenvolver as faculdades físicas, intelectuais e morais, é preparar o cidadão para a vida. Educar é ensinar, é transmitir os conhecimentos, é instruir.

Qual foi a contribuição de Piaget para a educação?

O cientista suíço revolucionou o modo de encarar a educação de crianças ao mostrar que elas não pensam como os adultos e constroem o próprio aprendizado. Jean Piaget (1896-1980) foi o nome mais influente no campo da educação durante a segunda metade do século 20, a ponto de quase se tornar sinônimo de pedagogia.