Horizonte: plano tangente à Terra no lugar em que se encontra o observador. ... Zênite: ponto no qual a vertical do lugar (perpendicular ao horizonte) intercepta a esfera celeste, acima da cabeça do observador. A vertical do lugar é definida por um fio a prumo. Nadir: ponto diametralmente oposto ao Zênite.
Chama-se zênite solar o instante em que o Sol está exatamente na vertical em um dado local. ... Sobre a linha do equador por exemplo o sol estará no zênite exatamente nos dias dos equinócios da primavera e do outono. A hora do dia em que o zênite ocorre depende da longitude do lugar.
Astronomia - Movimentos planetários - Rotação, translação, precessão e nutação.
Tipos de corpos celestes
meteoróides
Atualmente, o Sol ocupa uma posição pequena da Via Láctea, conhecida como Braço de Orion, distante cerca de 27 mil anos-luz do centro galáctico. E os planetas se localizam ao redor do sol formando o sistema solar.
Resposta: Nosso planeta Terra localiza-se no Sistema Solar, na Vizinhança Interestelar, dentro da Via Láctea, que é apenas uma galáxia do Grupo Local, localizado no Aglomerado de Virgem, dentro do Superaglomerado Laniakea, no Universo.
Via Láctea
O sistema solar é composto pelo sol, planetas, seus satélites, e os chamados pequenos corpos que são: asteroides, cometas, meteoros entre outros.
Resposta. Resposta: Um total de 12 sistemas são conhecidos dentro de 50 anos-luz. O mais distante do sistema multi-planeta OGLE-2012-BLG-0026L, cerca de 13.
Um sistema planetário consiste numa formação de objetos não estelares que orbitam uma estrela, tal como planetas, satélites naturais, asteroides, meteoros, cometas e poeira cósmica. Desde 11 de fevereiro de 2021, existem 4680 exoplanetas em 3457 sistemas descobertos, com 769 sistemas tendo mais de um planeta.