O que mudou nas regras do futsal nos últimos 20 anos? Praticamente tudo. Antes das mudanças, a bola era bem menor e mais pesada, existiam bandeirinhas, cobrava-se lateral com as mãos, o árbitro dava acréscimo ao tempo de jogo e por aí em diante.
Entre as mudanças mais significativas está o aumento na quantidade de cobranças nas disputas de pênaltis (aumentou de três para cinco), e o item que diz que "se o goleiro lançar a bola direto para a quadra do adversário será marcado um tiro livre indireto e será cobrado do local onde a bola passou a linha".
E a revolução nas regras começou: a área ficou maior, os bandeirinhas foram banidos, o goleiro passou a jogar com os pés, liberou-se o gol dentro da área, acabou o limite de cinco substituições, surgiu o tiro livre após a quinta falta coletiva… ... “O jogo ganhou dinamismo e criatividade, deixando o futsal mais atrativo.
A posição de goleiro foi a que mais sentiu as mudanças nas regras. Uma das alterações indica que a partir de agora, sempre que se fizer o arremesso de meta, o goleiro não poderá receber a bola antes que ela seja tocada por um adversário, caso isso aconteça será dado tiro livre direto.
Principais regras e fundamentos
Uma das versões é que o Futsal começou a ser praticado na cidade de São Paulo/Brasil, na associação cristã de moços (ACM), na década de 1940, pois já havia uma dificuldade em encontrar campos de Futebol livres para a prática do esporte. A solução foi usar as quadras de Basquetebol e Hóquei para jogar Futebol.