Em uma articulação móvel, os ligamentos são responsáveis por manter os ossos no seu devido lugar, permitindo que eles resistam ao movimento. Esses ligamentos são constituídos de tecido conjuntivo fibroso e ligam-se à outra camada de tecido conjuntivo que reveste os ossos (periósteo).
Os tendões são formados por tecido conjuntivo denso modelado e ligam as extremidades dos músculos aos ossos. Possuem grande importância na realização de movimentos. Os tendões são estruturas alongadas e cilíndricas formadas por tecido conjuntivo denso modelado que ligam as extremidades dos músculos estriados aos ossos.
Basicamente, os tendões ligam os músculos aos ossos e são responsáveis pelos movimentos articulares. Já os ligamentos conectam os ossos entre si, e são responsáveis pela estabilidade articular.
Os ligamentos são estruturas especializadas que ligam os ossos entre si, promovendo estabilidade das articulações, e servem de guia para o movimento articular. São peças de tecido conjuntivo denso compostas por fibras colágenas que fornecem alta resistência à tração (BENJAMIN & RALPHS, 1997).
Assim, na medida em que puxa o osso de ligação com o músculo, o tendão cria o movimento de forma a transmitir a força da contração para o osso. Além disso, o tendão proporciona estabilidade às juntas (encontro entre dois ossos) das articulações do corpo.
Dependendo da natureza e do grau de severidade da lesão, as formas de tratamento vão desde a indicação de anti-inflamatórios até a imobilização do membro afetado, passando por sessões de fisioterapia, mas em primeiro lugar é preciso repouso.
Gelo - fazer a aplicação de gelo na área mais dolorosa do tendão de Aquiles é bastante útil para reduzir a inflamação e aliviar a dor. Pode aplicar gelo durante 15 minutos seguidos. Deve interromper ao fim de 15 minutos para evitar queimaduras na pele.
O tratamento para entesopatia é feito de acordo com a gravidade do sintomas e da lesão. Normalmente o tratamento consiste em repouso da região lesionada e uso de medicamentos com propriedades anti-inflamatórios, como aspirina e ibuprofeno, para alívio da dor.
A entesopatia pode ser decorrente de afecções traumáticas, degenerativas, metabólicas, inflamatórias ou iatrogênicas. Na entesopatia inflamatória, as lesões inflamatórias do entésio (entesite) são seguidas de erosão óssea no local de inserção da cápsula, tendão ou ligamento; subsequentemente ocorre ossificação.
A entesopatia do tendão calcâneo é a dor onde o tendão se liga à parte de trás do osso do calcanhar. As pessoas geralmente sentem dor na parte de trás do calcanhar ao andar.
O entesófito consiste numa calcificação óssea que surge no local onde o tendão se insere no osso, o que geralmente acontece na região do calcanhar, dando origem a um "esporão do calcanhar", como é conhecido popularmente.
O diagnóstico de entesopatia significa alteração devido a processo inflamatório crônico no seu tendão do quadríceps. Isso ocorre, entre outros fatores, por um desequilíbrio muscular do seu membro inferior. Muitas vezes existe fraqueza do quadríceps.
A entesopatia de calcâneo (esporão) é um crescimento ósseo extra do osso do calcanhar. Ele pode se formar quando a fáscia plantar faz excessiva tração sobre o calcanhar.
Opções de tratamento para esporão de calcâneo
Resposta: Caro Edson, Entesófito é uma saliência óssea na origem ou inserção de um tendão. No seu caso, no pólo superior da patela, que é o local de inserção do tendão quadríceps. Na maioria dos casos esta alteração não produz sintomas.
A única forma de “curar” ou eliminar definitivamente o esporão do calcâneo é através de cirurgia (ou operação) que consiste na remoção cirúrgica da saliência óssea. Mesmo nesse caso poderá ocorrer uma recidiva (voltar a desenvolver a protuberância mais tarde).