Uma fração é um número usado para representar parcelas de um valor inteiro que foi dividido em partes iguais, ou seja, se um objeto qualquer for dividido, o número que representará cada uma das partes obtidas nessa divisão será chamado de fração. Um número inteiro qualquer não serve para representar frações de objetos.
Na divisão de frações a regra é a seguinte: 1.º O numerador da primeira fração multiplica o denominador da segunda; 2.º O denominador da primeira fração multiplica o numerador da outra fração.
Toda fração que for considerada própria deverá ser menor que um inteiro, ou seja, seu numerador é menor que seu denominador. Considerando o inteiro dividido em 8 parte iguais .
É chamada de fração própria toda aquela em que o numerador é menor que denominador. Podemos também dizer que uma fração própria representa parte de um inteiro onde o seu valor é maior do que zero e menor do que um. Ou seja: Exemplos: , , .
Adição e subtração de frações
Nas frações onde os denominadores são iguais, basta conservar o denominador e adicionar ou subtrair os numeradores de acordo com a operação indicada. Por exemplo: Nos casos de adição e subtração envolvendo frações com denominadores diferentes, devemos realizar a redução ao mesmo numerador.
Uma fração é utilizada quando queremos representar quantidades de um “todo”. Para exemplificar: Se você compra duas pizzas, uma de queijo e outra de calabresa, você representa a quantidade de pizzas de queijo pelo número 1.
Resposta. Ao discar números de telefone, ao consultar números das ruas e CEPs, ao procurar numa loja nosso número de roupa/calçado, ao passarmos nosso RG, nosso CPF.
Como representar uma fração Representar uma fração é bem simples, o denominador indica a quantidade em que a parte inteira foi dividida, e o numerador indica a quantidade de partes que consideramos.
Como encontrar frações equivalentes? A equivalência entre frações é a possibilidade de representar a mesma quantidade em frações diferentes. Para encontrar a fração ou as frações equivalentes, basta dividir ou multiplicar o numerador e o denominador da fração por um mesmo número diferente de zero.
Se quisermos escrevê-las em ordem crescente, começaremos pelo menor numerador e terminaremos pelo maior: 2, 3 e 5. Fica então: 2 7 < 3 7 < 5 7.
Se duas ou mais frações tem o mesmo denominador, a maior é a que tem o numerador. Toda fração é uma divisão, por isso a fração que apresentar um resultado maior será a maior. Se duas ou mais frações têm o mesmo numerador, a maior é a que tem menor denominador.