A arte no período paleolítico é representada pelas pinturas e gravuras produzidas pelos homens primitivos durante a primeira fase da Pré-história. ... As primeiras manifestações artísticas desse período, denominadas de arte rupestre, foram encontradas através de escavações arqueológicas realizadas no início do século XX.
O Paleolítico é o primeiro período da Pré-história e também o mais longo. Paleolítico é um dos períodos em que está dividida a Pré-história. Ele é o primeiro dos períodos, sendo comumente compreendido entre 2,7 milhões de anos até 10.
A historiografia tradicional considera que a História tem início com o desenvolvimento da escrita, que aconteceu cerca de 4.
Resposta. Resposta: Em cinco períodos, épocas ou idades - ao que se denomina periodização clássica da história - como a Pré-história, a Idade Antiga, Idade Média, a Idade Moderna e a Idade Contemporânea.
A História, na maioria dos casos, se ocupa da análise e interpretação de documentos e relatos deixados em épocas especificas da trajetória da humanidade. Já a Arqueologia, tende a olhar para os artefatos e demais vestígios deixados pelos grupos humanos.
Assim, a escrita passou a ser o marco divisório entre sociedades históricas (que dominavam a escrita) e pré-históricas (que não dominavam a escrita). ... A história seria estudada, portanto, a partir do momento em que surgiram os primeiros documentos escritos.
São semelhanças entre os historiadores e os arqueólogos o fato de ambos serem parte da grande área das Ciências Humanas, ambos trabalharem com alguma noção (mais rígida ou mais interpretativa) do passado, ambos empregarem um método científico que é próprio para os seus objetos de estudo e o fato de avanços realizados ...
No caso podemos firmar que a semelhança consiste no fato de que ambos utilizam de vestigos para o estudo do que deseja. Já a diferença está relacionada ao fato de que o historiado estuda fatos históricos e o detetive procura soluções para casos.
Resposta: SEMELHANÇAS= as duas estao se referindo a arte. DIFERENÇA= uma pintura foi pintada em uma parede ao ar livre, e a outra esta dentro de algum lugar e é uma escultura.
B - Elas se cruzam pois, em suas análises, acabam tendo de pedir "ajuda" umas às outras: sem a Arqueologia, os historiadores poderiam se ver sem fontes históricas para analisar, ou sem ter como avaliá-las de maneira adequada, e sem a História, os arqueólogos se veriam sem ter como contextualizar aquilo que escavam.