Saiba mais. A transmissão da conjuntivite se dá por meio do contato direto com o doente ou, indiretamente, pelo contato com objetos contaminados pelo agente infeccioso. O caminho é bastante simples. A secreção decorrente do processo inflamatório nos olhos serve de veículo para transmissão do micróbio.
Os primeiros sintomas da conjuntivite costumam ser ardência, lacrimejamento, sensação de areia nos olhos e “colamento” das pálpebras ao acordar. Em pouco tempo, os olhos tornam-se vermelhos e uma secreção purulenta pode surgir (excesso de remela), principalmente na forma bacteriana.
A maioria das pessoas percebe que está com conjuntivite ao acordar. Isso porque os olhos estão extremamente inchados e com secreções. È comum acordar com os olhos grudados por causa dessas secreções que se secam enquanto eles estão fechados.
Pingar Dipirona com vinagre nos olhos para simular conjuntivite. Com isso empregados conseguem dispensa para “tratamento” (caso verídico) com custo do afastamento para a empresa e sociedade (INSS).
Fiquei com os olhos vermelhos, e agora?
A vermelhidão ocular se refere à aparência vermelha da parte normalmente branca do olho. O olho parece vermelho ou com sangue devido aos vasos sanguíneos na superfície do olho que se dilatam, trazendo sangue em excesso para o olho.
A vermelhidão nos olhos, geralmente, é resultado da dilatação de vasos sanguíneos conjuntivais. Essa inflamação pode ser uma irritação, infecção ou até um trauma ou presença de corpo estranho (como um cisco, por exemplo).
Os olhos azuis tem menos melanina que os olhos verdes mas tem mais melanina que os olhos violetas e vermelhos (os olhos vermelhos na realidade não possuem coloração por ausência melanina e adquirem a coloração vermelha devido a circulação do sangue no interior dos olhos, comum nas pessoas albinas).
O olho verde é uma das cores mais raras que existem. Somente 2% das pessoas no mundo tem olho verde, sendo 16% de ascendência celta e germânica. E por ser tão rara, diversos mitos cercam essa cor de olhos tão intrigante.
Diferente de nós humanos, quando o coelho possui os olhos azuis é porque possui pigmentação azul, enquanto os olhos vermelhos são despigmentados. Isso ocorre porque nos coelhos os vasos sanguíneos oculares estão muito próximos às suas córneas.
Olhos castanhos são considerados o tipo mais comum na população mundial, por possuir genes dominantes. A maior parte da população mundial possui olhos castanhos escuros. Porém, pesquisas recentes revelaram que, na verdade, eles são olhos azuis com alta concentração de melanina.
É que os olhos castanhos, na verdade, são azuis. O que acontece é que por cima do tom azulado há uma melanina que deixa os olhos na cor castanha. Como o pigmento fica na parte externa dos olhos, ele acaba sendo visto como castanho, mas na verdade, é azul.
A cor do olho humano se origina de três genes, dois dos quais são bem compreendidos. Esses genes são responsáveis pelas cores mais comuns – verde, marrom e azul. Outras cores, como cinza, avelã e várias outras combinações, não são totalmente compreendidas ou explicáveis até o momento.
Para ter olhos azuis, é preciso que a pessoa receba dois genes recessivos, já que esse tom é o resultado da ausência da melanina. Os olhos verdes, por outro lado, são o resultado de um meio termo entre os genes: um castanho com uma quantidade bem menor de melanina. Por isso, tão raros.
A quantidade de melanina na íris é determinada geneticamente, sendo o castanho a cor mais comum, presente em quase 80% da população mundial. Outras cores possíveis para os olhos são cinza, verde, azul, âmbar e avelã.
A cor intensa é o resultado de uma alta concentração de melanina na íris. Mas essa não é somente uma cor exótica e bela, ela também é rara. Apenas 1% da população mundial conta com olhos pretos e essas pessoas costumam ser da África, da Ásia ou, no mínimo, descendentes de índios americanos.
Se a cor dos seus olhos é preta, seu senso estético deve ser muito apurado, bem como seu amor pela vida. Você pode se encaixar em trabalhos que exigem criatividade, mas também pode se sair bem em algo mais sistemático. Agora, sobre seu lado “menos legal”, digamos assim: você é uma pessoa dominadora.
Cor dos olhos pode ter algum efeito sobre visão, dizem especialistas. Evidências são escassas e inconclusivas, mas indicam alterações. Olhos claros são melhores com precisão; olhos escuros, com reação.
Conforme estudiosos, além de serem mais resistentes à luz e contarem com uma maior proteção contra os rios UV, do sol; os olhos castanhos também costumam estar ligados a traços mais “desejáveis” de personalidade. Segundo pesquisas pessoas com olhos castanhos transmitem maior confiança, por exemplo.
Por exemplo, usar roupas douradas, rosa ou verde, fazem com que os olhos castanhos pareçam mais brilhantes. Já as pessoas de olhos azuis ou verdes podem tornar a cor dos seus olhos mais intensas usando roupas e maquiagens de cor turquesa, azul e verde esmeralda.
Quantidades pequena de melanina pode deixar a íris mais clara (azul ou verde) e o seu excesso pode deixar a íris escura (castanho). A variação de quantidade da melanina é o que faz com que cada olho tem uma cor única e específica de cada pessoa, de acordo com a sua genética.
Segundo pesquisas recentes, existe uma ligação entre a cor dos olhos e as personalidades das pessoas. Provavelmente você pode dizer que isso é uma mentira, e que a cor dos olhos não pode dizer nada sobre ninguém. Mas a Ciência mostrou que é possível.
Segundo o estudo, as pessoas com olhos azuis têm uma maior tolerância a dor, fato que impressiona muita gente, afinal os olhos claros transmitem uma imagem de vulnerabilidade. Outras características: maior dificuldade para se relacionar com as pessoas ao seu redor e maior precaução em situações de risco.