Primeiro banho Derreta a cobertura e despeje uma porção dentro do cone, gire para que cubra completamente a parte interna e vire para retirar o excesso. Coloque o cone em um suporte para secar e repita o processo com os outros cones. Leve-os à geladeira por cerca de 10 minutos ou até que a cobertura esteja seca.
– Você prolonga a validade do seu Brigadeiro ou Beijinho Gourmet para 7 dias (se armazenado em geladeira), ou 3 dias (em temperatura ambiente).
Em geral, tabletes puros tem validade de alguns meses e, no máximo, 2 anos. Já alguns bombons podem durar apenas 5 ou 6 dias, quando têm recheios frescos e delicados como os feitos com frutas ou creme de leite.
Enrole-os delicadamente em formato de cone. Pressione as pontinhas para a casquinha fechar na base, mas se ela endurecer antes disso é só levar de volta para o forno por mais 5 minutinhos que ela vai amolecer novamente. Deixe as casquinhas esfriando dentro de copos, com as bocas para cima.
Guardar trufa em geladeira - Na geladeira a temperatura é baixa e a umidade também. A trufa irá se conservar mas assim que sair de lá irá ter o efeito Sugar-Bloom e Fat-Bloom, ou seja, irão se derreter e ainda criar uma camada acinzentada pelo fato de ter sido armazenado abaixo do ponto de fusão.
O ideal, mesmo para as casquinhas simples é que a gente espere 24 horas após o chocolate cristalizar para poder embalar. Isso porque, se a temperagem for bem-feita esse é o tempo que o chocolate leva para estabilizar e ficar ainda mais firme.
A massa da trufa (não a trufa pronta) pode ficar na geladeira até 15 dias. Trufas e bombons prontos quando colocados na geladeira ou freezer, ao voltarem para temperatura ambiente perdem suas propriedades fazendo com que o chocolate fique esbranquiçado e suando conferindo ao produto um aspecto desagradável.
Utilize um papel para embalagem próprio para trufas, mantendo-as bem embaladas em um local fresco e arejado. A validade em temperatura ambiente é de 5 dias e 10 dias se for conservada na geladeira.
6 formas de prevenir que o chocolate derreta no calor
Dicas para manter a qualidade do seu chocolate
No derretimento, você poderá usar dois métodos: micro-ondas ou banho-maria.
Junta 2 a 3 colheres de sopa de água bem quente, coloca novamente em banho maria e mexe até obteres de novo uma consistência cremosa.
Você pode derretê-lo em banho maria usando apenas o vapor da água até atingir a espessura que preferir, depois colocar sobre o bolo. Ou, aproveitar a temperatura do bolo quente e colocar os pedacinhos de chocolate sobre a massa que acabou de sair do forno. Quando estiver derretido é só espalhar para cobrir.
Leve ao fogo uma panela com o fundo de água e encaixe um recipiente menor com o chocolate em cima. Vá mexendo até derreter totalmente; Com o chocolate bem derretido, retire do banho-maria e acrescente o creme de leite. Misture bem para ficar homogêneo e pronto!
Se o Chocolate ficar brilhante é porque está pronto para ser usado. Caso o Chocolate esteja manchado, volte ao micro-ondas por 30 segundos e faça a temperagem novamente. Durante o manuseio do Chocolate, caso ele endureça muito, pode retornar ao micro-ondas, em potência média, por 30 segundos.
Aqueça a mistura manteiga de cacau/chocolate ou manteiga de cacau/corante a 50°C antes de despejá-la no reservatório do pulverizador. Senão, ela pode endurecer e entupir o pulverizador. Caso tenha criado uma mistura de manteiga de cacau colorida: use sempre um corante lipossolúvel.
É só aplicar o glitter antes do chocolate cristalizar para dar um belo toque final. Segundo a profissional, o produto pode ser aplicado diretamente na forma para chocolate. Coloque o glitter na forma antes de adicionar o chocolate e, em seguida, prepare seu bombom normalmente.
Cascata de chocolate