Se você já quer deixar uma bananinha saborosa e pronta pra uso, congelá-la pode ser uma boa opção. Para isso, basta retirar a casca, cortar a banana em pedaços, colocá-los dentro de um pote bem fechado e levar ao congelador. As bananas congeladas ficarão perfeitas em smoothies, vitaminas e milk shakes.
Quanto a isso, não temos como evitar. Mas se você retirou as bananas do cacho, é importante proteger a pontinha que vai ficar exposta. Nesse caso, vale a pena também envolver as bananas em plástico filme ou colocar tudo em um saquinho plástico bem fechado. Vai ajudar a conservar perfeitamente as bananas na geladeira.
Mantenha as bananas à temperatura ambiente Pode tentar desacelerar o amadurecimento com esta técnica, mas segundo especialistas, a melhor maneira de armazenar bananas é à temperatura ambiente, não no frigorífico. Pelo menos até amadurecerem.
Guarde as bananas na geladeira quando estiverem maduras.
Com certeza, sua vovó também deve conhecer esse segredinho antigo. Para evitar que frutas como banana, maçã, pera, pêssego, nectarina e abacate escureçam com o passar do tempo, use um suco de fruta cítrica. Assim, você mantém os cubinhos de fruta todos com sua cor original e fresquinhos.
Na geladeira, ele estraga mais rápido, ficando com a casca escura e a polpa dura. Para banana, abacaxi e mamão, a geladeira só traz danos. Baixas temperaturas anulam as enzimas que fazem a fruta amadurecer, fazendo com que sua polpa fique pastosa e sua casca escureça com mais facilidade.
Para a banana, ser colocada na geladeira significa diminuir sua temperatura e, assim, diminuir a velocidade do seu amadurecimento ou apodrecimento. Se colocarmos uma banana verde na geladeira, ela ficará verde por muito mais tempo.
A polpa do fruto pode ser conservada a -18oC, em sacos plásticos, em câmaras frias ou freezer comum, podendo ser utilizada para se fazer os produtos usuais. O uso medicinal da uvaia ainda não é conhecido.
Para congelar frutas dessa maneira é só descascar, retirar as sementes e bater no liquidificador. A dica é que você faça isso junto com uma colher de sopa de limão, para que as frutas não escureçam. Você pode mantê-las no freezer por até 12 meses.
Guarde a salada em um pote de vidro fechado e vá consumindo aos poucos que não tem erro! Obs.: Uma boa dica para garantir que a salada de fruta dure mais tempo é colocar bastante suco de limão ou laranja. Assim, as frutas cortadas ficam submersas no suco ácido, o que faz com que elas demorem bem mais a estragar.
Lave bem as frutas, seque, corte e coloque os pedaços dentro da tigela para ficarem mergulhados no suco. Portanto, tem que espremer laranja suficiente para cobrir tudo (pense que dá menos trabalho que descascar a laranja e cortar). Tampe a sobremesa e leve para a geladeira.
Maçãs e pêras, quando conservadas dentro da geladeira, podem durar de 3 a 4 semanas. Já a framboesa, manga, abacate, goiaba e figo podem durar até 2 semanas enquanto os frutos cítricos como laranja, limão, tangerina, abacaxi e acerola tem uma durabilidade aproximada de 1 semana.
Até 3 dias depois de cortadas, mas algumas mais resistentes como abacaxi podem durar até 5 dias. Dica importante: ao tirar o pote com a fruta cortada da geladeira, sirva-se na hora e volte o pote para a geladeira.
Abacaxi, melão, melancia, entre outras, devem ir à geladeira. A nutricionista recomenda que as frutas sejam embaladas em filme plástico e colocadas nos gavetões que são próprios para frutas, legumes e verduras. Também podem ser guardadas em potes fechados, de preferência de vidro.
18 Alimentos que podem ficar fora da geladeira
Alguns alimentos que não devem ser armazenados na geladeira: maçã, pera, melão, banana, batata, pepino, tomate verde, alho, pimenta, café, mel e manjericão.