Na panela de pressão Tampe a panela, leve ao fogo médio e comece a contar o tempo assim que a panela apitar. Cozinhe por 20 minutos, desligue o fogo e deixe a panela parada até sair toda a pressão. Se quiser acelerar você pode colocar um garfo sob a válvula. O grão deve ficar macio e inteiro.
Coloque o feijão lavado numa panela comum, cubra com água e leve ao fogo alto. Quando ferver, desligue e tampe. Deixe assim por uma hora, para hidratar os grãos. Depois é só escorrer e está pronto para cozinhar.
Caso o feijão continue salgado, coloque um pouco de sal na tampa da panela. Se ainda assim o excesso de sal persistir no caldo do feijão, outra forma de salvar o prato é colocando um pouquinho do ingrediente na tampa da panela durante o cozimento.
Ferva o grão cru por 30 minutos na panela aberta. Jogue o líquido fora, adicione água limpa e siga com o cozimento tradicional, mas sem adicionar gordura. Assim, teremos um feijão mais saudável e que não provoca estufamento ou gases.
Quando ele está estragado, os grãos ficam esbranquiçados e o caldo fica com pequenas áreas mofadas, tendendo para a cor cinza. A textura mais grossa que o normal (mesmo que o feijão tenha sido armazenado na geladeira) também pode ser um indicador, mas para dar o veredito é melhor experimentar o caldo.
Confira se os bagos estão macios porém firmes. Se ainda estiverem duros, volte com a panela para o fogo sem a pressão. Se o feijão estiver cozido demais, não desanime dará um ótimo caldo de feijão. Guarde o feijão cozido sempre com a água do cozimento.
Reparou já que depois de um tempo de molho o feijão libera uma espuma? Segundo a dra. Christian, isso é porque ele está eliminando o fitato. Por isso, a água precisa ser trocada de tempos em tempos.
Coloque o feijão, 1 folha de louro, a água na panela e cozinhe por cerca de 20 minutos após pegar pressão caso seu feijão seja novo, se for mais velho uns 30 minutos.
Este broto quando se desprende do feijão no processo de cozimento aumenta considerável de tamanho e normalmente boia no meio do caldo. Remetendo a impressão de se tratar de larvar. Informamos aos nossos consumidores que todo o processo de produção dos nossos produtos estão dentro das normas dos órgãos de controle.
São insetos pequenos, sendo que a fêmea é maior que o macho. A larva é do tipo curculioniforme, passando diretamente do ovo para o interior da semente e, todo o desenvolvimento se dá nas galerias e câmar pupal construída pela larva. Antes de empupar, a larva abre um orifício de saída para o adulto.