O nutricionista faz um diagnóstico nutricional para elaborar uma dieta que atenda às necessidades do paciente. Para isso, investiga o estado de saúde do paciente, seus hábitos alimentares e seu estilo de vida.
O acompanhamento nutricional previne ou erradica várias doenças crônicas, promove benefícios diversos como: maior qualidade de vida, emagrecimento, hipertrofia, reeducação muscular, melhora do desempenho esportivo e autoestima.
A Promoção da Alimentação Adequada e Saudável (PAAS) tem por objetivo apoiar Estados e municípios brasileiros no desenvolvimento da promoção e proteção à saúde da população, possibilitando um pleno potencial de crescimento e desenvolvimento humano, com qualidade de vida e cidadania.
Dessa forma, para conseguir a melhor dieta, você precisa:
10 perguntas que você sempre quis fazer a um nutricionista
3) A maioria dos nutricionistas realiza avaliação de medidas e percentual de gordura. Assim, nada de jeans ou roupas grossas e pesadas. Mesmo que vá direto do trabalho, você pode levar um short, sunga, bermuda e trocar no consultório. Para mulheres, um top também é uma boa opção.
1º Passo: Colete os dados pessoais e familiares do paciente, como doenças prévias, hábitos alimentares, atividades físicas, etc, e insira na ferramenta “Anamneses” (veja aqui como realizar uma Anamnese Nutricional).
As consultas podem ser individuais ou em família. Durante o meu atendimento nutricional, é realizado o rastreamento metabólico, uma ferramenta que basicamente avalia sintomas e quaisquer sensibilidades que possam estar ligadas com a alimentação.
5 dicas para otimizar sua conduta nutricional
Uma dieta completa e saudável deve ser composta por todos os grupos alimentares: proteínas, carboidratos, vegetais tipo A (verduras) e vegetais tipo B (legumes). Quanto mais equilibrada e variada, melhor para o paciente adquirir o hábito de consumir alimentos ricos em vitaminas e nutrientes essenciais para a saúde.
Por exemplo: se o valor calórico total é de 1200 Kcal e a fórmula tem densidade calórica de 1,0 Kcal/ml, basta dividirmos 1200 por 1 e obter o resultado de 1200, ou seja, serão necessários 1200 ml para ofertar as 1200 calorias ao paciente.
Orientação, educação ou ainda aconselhamento nutricional é o processo pelo qual os pacientes são auxiliados a selecionar e implementar comportamentos desejáveis de nutrição e estilo de vida.
A prescrição dietética, como atividade privativa do nutricionista, consiste em diagnosticar e acompanhar o estado nutricional; planejar, prescrever, analisar, supervisionar e avaliar dietas e suplementos dietéticos para indivíduos sadios e enfermos com base na Lei Nº 8.