Consideremos uma partícula em movimento. A equação horária do espaço de um M.U. ... é s = so + vt, isto é, é uma equação do primeiro grau em s e t.
A função horária do espaço de um corpo que se desloca no S.I. é: x = -10 + 2t + 4t². Qual a função horária da velocidade para este movimento? Pela equação dada se conclui que o espaço inicial é -10 m, a velocidade inicial é 2 m/s e a aceleração 8 m/s², logo a equação da velocidade é v = 2 + 8t.
A função horária do espaço permite localizar um móvel, em qualquer instante, que se movimenta com velocidade constante, desde que seu espaço inicial e sua velocidade sejam conhecidos.
O espaço ou distância percorrida é a soma dos módulos de cada deslocamento retilíneo que resulta no deslocamento total do corpo. Além disso, o espaço percorrido pode ser calculado somando-se todas as distâncias que o corpo percorre até chegar à posição final.
O espaço inicial é de onde o carro, por exemplo, sai. E o espaço final é onde ele termina/chega.
Para calcular o espaço percorrido podemos usar a formula de veocidade que tem uma caracteristica de que para encontra a velocidade temos que dividir a o espasso percorrido pelo o tempo que gastamos para que percorremos um ponto A ate um ponto B, a partir dessa equação podemos chegar ate a distancia percorridaou espaço ...
A variação de espaço ou deslocamento escalar é a diferença entre a posição final e inicial de um móvel para um intervalo de tempo Δt. Ou seja Δs = S(final) – S(inicial).
Se você conhece os valores da velocidade final, da aceleração e do tempo, utilize a seguinte equação: