Filtrado glomerular é o líquido produzido pelo glomérulo durante o processo de filtração glomerular Ao passar pelo glomérulo; água, eletrólitos, glicose, ureia e uma pequena quantidade de proteínas são extraídos do sangue e caem na Cápsula Renal (antiga Cápsula de Bowman), assim seguem para os outros segmentos do ...
Corpúsculo renal ou de Malpighi: formado pelo Glomérulo renal (tufo de capilares) e pela Cápsula de Bowman, saco epitelial invaginado que envolve o glomérulo, resultando na formação de dois folhetos, parietal e visceral. Entre os dois folhetos encontra-se o espaço urinífero ou capsular que capta o filtrado glomerular.
A urina é produzida nos rins, passa pelos ureteres é armazenada temporariamente na bexiga e posteriormente lançada para o exterior do corpo via uretra. A formação da urina ocorre na região dos rins chamadas de néfrons.
A excreção tem por principal função eliminar substâncias nitrogenadas e regular a quantidade de água nos indivíduos. Os excretas nitrogenados podem ser eliminados sob diferentes formas, dependendo do animal: aminoácidos, ureia e ácido úrico.
O sangue filtrado deixa o rim através da veia renal. O produto resultante após a filtração e reabsorção é chamado de urina. A urina deixa os néfrons através dos dutos coletores e chega ao ureter. O ureter leva a urina até a bexiga urinária.
Medula renal: parte central do rim e contém muitos ductos coletores de urina. Pelve renal: cavidade em forma de funil e sua função é coletar a urina formada e conduzi- la até os ureteres(tubos das vias urinárias). São formadas por: ureter, bexiga urinária e uretra.
A avaliação física ou macroscópica classifica a urina quanto ao volume, cor, aspecto e densidade, enquanto que a análise química determina a presença de proteínas, glicose, corpos cetônicos, hemoglobina, urobilinogênio, nitritos e o pH urinário.
As principais funções dos ductos coletores são: Reabsorção de sódio e água; Responsável pela concentração urinária através da ação do hormônio antidiurético; ... Secreção de hidrogênio, contribuindo para a acidificação urinária e manutenção do equilíbrio ácido-básico.
O néfron é a parte funcional do rim, sendo essencial para a produção da urina. Ele é constituído por um longo túbulo, denominado de túbulo néfrico, e pelo corpúsculo renal. O néfron é a parte funcional do rim, sendo essencial no processo de formação da urina. Há cerca de um milhão de néfrons em cada rim.
O Aparelho Justaglomerular (AJG) tem como função principal, a regulação do fluxo sanguíneo renal e da taxa de filtração glomerular. É formado, essencialmente, pela mácula densa, o mesângio extraglomerular e alguns vasos sanguíneos, como as arteríolas aferentes e eferentes.
Sistema renina-angiotensina-aldosterona Esse conjunto de alterações que ocorrem no Túbulo Contorcido Distal (mácula densa) e na Arteríola Aferente (células justaglomerulares) constituem o Aparelho Justaglomerular (JG).