Dislalia é uma dificuldade em articular corretamente algumas palavras, seja pela omissão, troca, substituição, distorção ou acréscimo de fonemas, o que faz com que a pessoa pronuncie incorretamente certos fonemas ou grupos de fonemas.
Dislexia é uma transtorno específico de aprendizagem, de origem neurobiológica. Trata-se de um conjunto de sintomas, que resultam em pessoas com dificuldades com habilidades específicas de linguagem, particularmente a leitura.
Relaxe a mente:
Atualmente já se sabe que a gagueira ocorre devido a uma predisposição hereditária, que associada a fatores ambientais estressantes (lingüísticos ou psicológicos ou sociais) leva à manifestação dos sintomas. Geralmente, as disfluências ocorrem por um período de até 6 meses e depois desaparecem.
Porque o texto e o ritmo da canção já estão memorizados por eles. Assim, o gago não sofre tanto com a expectativa de que vá errar ou não ser entendido pelas outra pessoas a seu redor. Ele não precisa se preocupar com a elaboração do discurso, nem com a reação de quem ouve, e canta com facilidade.
Pessoas com gagueira possuem a fala trabalhosa, e a ligação entre sons, sílabas, palavras e frases não é automática ou espontânea. Alguns sons demoram mais para serem ditos, interferindo na fluência que representa a suavidade e facilidade com que os sons, sílabas, palavras e frases são produzidos ao longo da fala.
Dados do Instituto Brasileiro de Fluência revelam que cerca de 2 milhões de brasileiros são gagos ; e pelo menos 9 milhões passam pelo problema momentaneamente. O fator genético é a causa mais conhecida. O mal normalmente atinge mais de uma pessoa na mesma família. ;Trata-se de um distúrbio de fluência.
No Brasil a gagueira afeta cerca de 2 milhões de pessoas. No mundo essa população pode chegar a 70 milhões.
O fonoaudiólogo é o profissional devidamente capacitado a avaliar e tratar os transtornos da fala, entre eles a gagueira. A disfemia, conhecida popularmente, como gagueira ou gaguez, é a mais comum desordem de fluência da fala.
Gagueira é um distúrbio neurobiológico da fluência da fala, que tem sua origem, provavelmente, no funcionamento inadequado dos núcleos de base, aglomerados de células nervosas envolvidos no controle da motricidade.